Josa Vaqueiro do Sertão – Josa Vaqueiro do Sertão
José Gregório Ribeiro, o Josa, filho de um vaqueiro, nasceu no dia 12 de março de 1929, em Simão Dias – SE. Veio para o sudeste e aprendeu a tocar na cavalaria do Rio de Janeiro, pediu dispensa, comprou sua primeira sanfona e voltou pro norte.
Em Aracajú – SE, passou a apresentar um programa na Antiga Rádio Difusora, e foi em 1965, através da rádio, que Josa foi descoberto por Luiz Gonzaga. O rei o ajudou a gravar seu primeiro disco, um compacto com duas músicas: “No pátio da fazenda” e “Há boi no mourão”, em Recife – PE e o levou para uma turnê pelo nordeste do País.
Em 1968 decidiu não gravar novos discos pois não cantaria músicas de duplo sentido. A partir de então, passou a se apresentar em touradas, vaquejadas e circos de diversos tamanhos nos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe.
“A verdade é filha do tempo e não da autoridade”. Esta frase, bastante peculiar, está na contra capa do disco. Direção artística de Pedro Sertanejo e autoria de quase todas as músicas do próprio Josa. Destaques para o forró “corda do meu coração” e para os baiões “Na sombra da jaqueira”, “Valente é o Bem te vi” e “Coração gelado”.
Josa Vaqueiro do Sertão – Josa Vaqueiro do Sertão
Nortson
01. Corda do meu coração (J. Nordestino – Josa V. do Sertão)
02. Poeira voando (Manoel A. Filho – Josa V. Sertão)
03. Deixe a poeira voar (Josa V Sertão)
04. Ano novo (Josa V Sertão)
05. Na sombra da Jaqueira (Josa V Sertão)
06. Estou roendo (Josa V Sertão – Salgadeira Filho)
07. Valente é o Bem Te Vi (Oscaldo Eurico – Vadeca Lima)
08. Amor enchucalhado (José Candido)
09. Almanaque sertanejo (Josa V Sertão – Alexandre Alves)
10. Volte a festejar (Josa V Sertão – Josinete Soares)
11. Pra bem longe de mim (Josa V Sertão – Eliseu Ventania)
12. Coração gelado (Josa V Sertão – Valdici Soares)
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
Eu sou filho de ribeira do pombal bahia. conheço bem á história de josa, meu amigo apresentei no cinema em ribeira do pombal em 1968,juntos com maria filiciana um mimorável show,nunca vou esquecer,eu trabalhava no cinema.hoje vivo em praia grande sp.tenho muita saudade daquele tempo maravilhoso.Dermival
Conheci o josa na região de Ribeira do Pombal, que tambem sou filho daquela região, ele fez muito sucessso, acredito que sua inspiração no velho lua,Luiz Gonzaga.
È a bendeira do cabra nordestino q todo nordestino q se preza tem q levantar. Josa é a autêntica figura do nordestino, especialmente sergipano, ele é dez.
Trabalho em uma Instituição q atende crianças com deficiência, e p o ano de 2009 estamos planejando prestar uma homenagem a Josa na nossa quadrilha, mas p isso precisaremos ter acesso a músicas, história e fotos do mesmo. Quem poder me ajudar favor entar em contato pelo e-mail:martharoliveira@hotmail.com. Obrigada.
vendo esses comentários vejo que não é só eu que tenho dificuldades em encontrar cd’s com os principais trabalhos desse grande artista da música sergipana por favor se alguém poder me informar, mande por e-mail . obrigado
fico bastante feliz em ouvir na radio jornal o forró quentão onde joseane faz declarações de amor vedadeiro pelo seu pai o vaqueiro do sertão. joseane na sombra da jaqueira ao sentir o vente passar nunca deixes de declarar painho eu te amoooooooo. borges – lagarto-se 9966-3170
fico muito feliz em saber que muita gente reconhece o trabalho deste autentico artista da musica nordestina,a quem eu muito me orgulho de ser sobrinho.marcelo -8167-6490
Moro no Rio de Janeiro a mais de 30 anos, mas quando menino curtia o grande Josa na Rádio Liberdade AM, excelente forrozeiro, autêntico e faz forró com amor.
Ia esquecendo, ele fazia sucesso comparável com o grande Silva Lima do Informativo Cinzano, que saudade!!!
Sou sergipana da Serra de Itabaiana e passei minha infancia ouvindo as musicas de Jossa Vaqueiro do Sertão por quem tenho grande adimiração. Quando criança (pois sou de 1960) foi por diversas vezes a circos em Bom Jardim e na Serra para prestigiar Josa e Maria Feliciana. Josa é o Luiz Gonzaga sergipano.
DEUS lhe abençõe Josa
O Forró em Vinil está de parabéns pela publicação deste raro disco do Joza o Vaqueiro do Sertão. Pois nas décadas de 60 e 70, grande era o seu sucesso nas rádios e nos circos onde sempre se apresentava junto com Maria Feliciana, a mulher mais alta do mundo.
josecarlos60@uol.com.br
meu paiboio do forróadora suas músicas
não sei se o senhor lembra mais em alguns anos atrás meu pai tocou com o senhor aqui em carmópolis
Sou de Paripiranga Bahia, hoje moro em Embu das Aartes São paulo, assistir vários shous de Josa o vaqueiro do sertão com Maria Filiciana, sinto saudade, Deus abençoe a este grande artista.
gostaria muito de saber de outro desco do josa vaqueiro do sertao
sou simão dias hoge moro em salvador assitir aguns shous de josa quando ainda criança hoge qause 40anos despois ainda lenbo muito de josa e belas musicas gostaria de terlas um cd ou dvd
Ainda menino, morando com meus pais e irmãos, em Colônia, uma localidade de São Cristóvão (SE), já ouvia Josa, o “Vaqueiro do Sertão”, da Rádio Difusora de Aracaju, num radinho de pilha, que meu irmão Antonio, que morava no Rio, me presenteou. Boas lembranças da época. Hoje, aos 57 anos, sou jornalista e moro em Porciúncula, uma pequena cidade na região Noroeste do Rio de Janeiro, na divida com Mg e o ES. Noel Francisco Santos
eu sou da cidade de sao jose do egito-pe
moro no estado sao paulo desde a decada de70
eu tenho um lp do josa, nao vendo por dinheiro
nenuhum.tambem toco um pouco de sanfona egosto
todas musicas , desde 67 eu acompanho, esse grande artista
um abraço11
ze se voce tem outro lp do josa que nao seja esse .
disponibiliza pra gente ter tambem.
nao seja egoista.
ze lima
Só forro emvenil para traze-me a 40 anos que tinha ouvido essas musicas, do Josa Vaqueiro do Sertão , na Radio de Aracaju ,hoje vivo em Rondônia, quase fui as lagrimas lembrando da minha infância no sertão da Paraíba;viva nossa cultura.
tenho, hoje, 48 anos e desde os meus seis anos ouço as musicas de josa. Sempre procurei por seus discos, mas infelizmente nunca os consegui. É uma pena que as emissoras de radio o executem muito pouco. Porem fico feliz em saber que muita gente o adimira. Deus te abencoe, JOSA.
Sou Julio Davi de Oliveira, de Taquarana Alagoas, hoje resido em Mogi das Cruzes, SP, a 39 anos, mas também curti muito Josa Vaqueiro do Sertão com Maria Feliciana e sua equipe. Sinto muita saudade do trabalho deste grande nordestino. Parabéns a todos os seus fãs e familiares.
olha eu tenho 47 anos de idade e eu mim lembro quando eu era bem pequeno eu ja ouvia as musicas de josa vaquero do seertão eu esta semana ouvir uma reportagem com a filha dele na fm tropical de simão dias
Hoje, 26 de maio de 2014, minha neta Tarsila Siqueira de Moraes de 7 anos, foi apresentada ao nosso Josa, o Vaqueiro do Sertão, na Nossa Escola e conforme a Tarsila, a Joseane vai cantar no São João para nossas crianças. Fico muito feliz que possamos efetivar a nossa sergipanidade! Eu e a Tarsila desejamos melhoras e muita saúde para o Senhor Josa!
Beijo Beijo
sou filha de um ex- vaqueiro de joza (ze pretinho) ja dançei mto forro na fazemda sombra da jaqueira em areia branca. sao mtas lembranças boas, saude joza…abraço!
Go
staria que alguém postasse o outro lp do Josa que eu não sei se é o original desse lp.
o titulo é na sombra da jaqueira…
ZÈ LIMA NITEROI
Grande Josa, filho ilustre de Simão Dias. Teve seu auge na PRJ.6 Rádio difusora de Sergipe. Já o vi em circos, lá pras bandas de Rio Real-ba (minha cidade), isso por volta de 1967. Valeu demais !!!
Eu eu sou da zona rural de Sergipe e ouvir muito nas manhãs, o som do rádio tocando a música tão bonita desse artista querido do povo Nordestino. Eu gostaria de adquirir as letras das músicas do Josa para executar na sanfona. Alguém sabe onde encontrar?
Alguém sabe informar o ano de lançamento deste disco?
Fernando Cavalcanti.
Esse Lp Nortson é uma Reedição do original Cantagalo 1969.
Zé Lima Niterói Rio de Janeiro.
Esse Lp é uma Reedição do original Cantagalo 1969.
Zé Lima Niterói