Cap09.02 – Viola – Livro – O que é o Forró? (2022)
Muito populares na Europa nos séculos 15 e 16 as Violas (cordofones), sem dúvida, foram de enorme importância dentro da criação e desenvolvimento do Forró.
No século 16, instrumento de origem árabe, evolução do Alaúde, as Violas vieram junto com os primeiros navios que alcançaram o Brasil. Na época havia a Viola renascentista, com 4 ordens de cordas e a ‘Vihuela’, com 6 ordens de cordas.
No século 17, surge a Guitarra Barroca, com 5 ordens de cordas e daria origem a Viola Caipira Brasileira. Viola de Arame, Viola de 10 ou 12 Cordas, as quais são divididas e distribuídas mais comumente em 5 conjuntos, sendo 2 triplas e 3 duplas.
Foi amplamente usada no processo de catequização dos nativos e espalhou-se por todo o território nacional, passando a acompanhar as manifestações culturais brasileiras, adaptando-se aos ritmos miscigenados e conduzindo as cantorias e festas do Brasil colônia.
Com o tempo a Viola passou a ser produzida artesanalmente no Brasil e se difundiu, ganhando inúmeras afinações diferentes e quantidades de cordas, a depender dos mestres e das influências que recebeu em cada região. Perdeu espaço para o Violão de 6 cordas no século 19.
Parte do livro: O que é o Forró? Um pequeno apanhado da história do Forró./ Ivan Dias e Sandrinho Dupan. 2022 ISBN978-65-997133-0-9
Projeto contemplado pela 2a Edição do Fomento ao Forró, da “Secretaria Municipal de Cultura” da cidade de São Paulo.
Baixe gratuitamente o livro completo em PDF: Clique Aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.