Cap08.07 – Xaxado – Livro – O que é o Forró? (2022)
Conhecido como o ritmo dos cangaceiros. Originalmente era tocado apenas com versos cantados e repetidos pelo coro, acompanhados por uma Viola ou mesmo sem acompanhamento harmônico, o ritmo era marcado pela coronha dos rifles, batidos no chão.
Para entender o Xaxado é relevante saber o que foi o cangaço. Os cangaceiros eram integrantes de grupos de bandoleiros, guerreiros organizados hierarquicamente como soldados, atuantes no nordeste brasileiro entre 1750 e 1940.
Na era do cangaço foi muito forte o banditismo social, o messianismo e o coronelismo, em que ‘revoltosos’ (cangaceiros) viviam de saques a mão armada e sequestros atendendo demandas de coronéis e políticos. Nômades, deslocavam-se por matas e caatingas da região, acampando em locais isolados ou em terras de “coiteiros”. Nesses assentamentos, havia música e dança, e a poeira levantava.
Coiteiro era a denominação atribuída a pequenos proprietários de terra que induziam o escravo alheio a fugir, abrigando-o, escondendo-o e dando-lhe trabalho. E assim também eram chamados os cúmplices e padrinhos dos cangaceiros.
Triângulo Xaxado:
Existem relatos de que o mais famoso personagem desse capítulo da história brasileira, Lampião, tocava a Sanfona de 8 Baixos.
Xaxado é o ritmo. Pisada é a dança. Inicialmente era uma dança exclusivamente masculina, pois não havia mulheres no cangaço. Os homens dançavam com as armas em substituição às damas.
Zabumba Xaxado:
A dança misturou características de sapateado do Fandango Espanhol, formações e figuras indígenas, movimentações do Coco e num processo de ressignificação, a coreografia básica da Pisada encontrou sua inspiração no plantio do feijão.
Usando um dos pés como apoio, com o outro pé dando dois passos à frente e uma puxada lateral. Esse seria o mesmo movimento de deslocar, semear, cobrir a semente (com o movimento lateral), andar mais dois passos e plantar mais uma semente.
O uso para essa movimentação no dia a dia, era de inverter o calçado e se deslocar de costas apagando as pegadas do grupo, tática usada pelos cangaceiros para evitar o rastreamento da polícia. O último homem da fila tentava apagar, ou pelo menos não deixar claro para que lado o bando se dirigia, em ardil de despiste.
Teorias que se complementam, pois embora os cangaceiros não plantassem e nem cultivassem a terra, eles observavam as pessoas em suas labutas. A inspiração viria do plantio, mas a aplicação no dia a dia pode ter sido por sobrevivência.
O nome Xaxado tem várias origens possíveis, uma delas é da onomatopeia, o efeito sonoro dos pés arrastando no chão (xa, xa, xa, xa…).
Outra possível origem, tanto para o nome quanto para a dança, é do ato de separar, com o pé, os grãos da palha. Xaxar o feijão. Após a colheita o agricultor deixa as vagens do feijão secarem ao sol e depois disso bate nelas com o pé, em movimentos ritmados de um lado para o outro.
No cangaço, as letras e versos das músicas tinham sempre a temática sobre a derrota de seus inimigos e as glórias das batalhas. Durante as batalhas, os combatentes usavam gritos de guerra para encorajar os companheiros de bando, sendo chamados de ‘parraxaxá’, muito similares às primeiras letras e versos do Xaxado.
Algumas tribos brasileiras também tinham esses gritos de guerra, com guerreiros “cantores” especializados, muito respeitados por onde passavam. O cantor ser respeitado é uma temática comum em letras de Forró dos anos de 1950 e 60.
Parte do livro: O que é o Forró? Um pequeno apanhado da história do Forró./ Ivan Dias e Sandrinho Dupan. 2022 ISBN978-65-997133-0-9
Projeto contemplado pela 2a Edição do Fomento ao Forró, da “Secretaria Municipal de Cultura” da cidade de São Paulo.
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