Quem somos

Somos uma rede filantrópica colaborativa de colecionadores e músicos.

Uma comunidade que se conheceu e se comunica virtualmente, unidos em torno de uma paixão comum, o forró tradicional.

Quer saber mais da nossa história?
Continue navegando neste portal.

Um grade abraço,
DJ Ivan

Continue Navegando

Facebook

Cap10 – Revoluções Tecnológicas – Livro – O que é o Forró? (2022)

Hoje, a música é digital. Antes era analógica e aos poucos vem se modernizando. No finalzinho do século 19 e início do século 20 surgiram as primeiras gravações. As rádios começaram suas atividades na década de 1920 e tiveram seu ápice durante as décadas de 1940 e 1950, junto com o Baião, revolucionaram a música brasileira e a indústria cultural que a cerca.

Nessa época, eram produzidos discos de 78 RPM em goma laca, um material frágil e quebradiço. Os exemplares inteiros que ainda existem são raridades.
Em seguida a tecnologia evoluiu e o material plástico vinil passa a ser utilizado. Durante décadas foram produzidos discos com diferentes polímeros, de melhor e pior qualidade, gravados em 33 e 45 rotações.

Na década de 1990 surge a tecnologia digital e o CD passou a dominar o mercado. Houve o declínio e encerramento de produção da maior parte dos discos de vinil pela indústria mundial, o vinil caiu em desuso, mas nunca deixou de ser produzido e consumido. Os últimos LPs de Forró foram gravados e lançados em 1997.

Com a revolução digital o Forró perdeu muito, pois as grandes gravadoras não se interessaram em relançar o repertório fonográfico do Forró e nem fomentar novas bandas.

Durante duas décadas, boa parte do público forrozeiro passou a armazenar música em seus próprios computadores, HDs e Pen Drives, em formatos compactados, de MP3 a FLAC. Comprando downloads, compartilhando ou copiando dos discos, próprios e dos amigos, uma forma eficiente, mas trabalhosa de colecionar.

Os serviços de streaming vieram para organizar e deixar sempre disponível para o ouvinte o que cada pessoa mais gosta, desde que tenha conexão boa com a internet (Digital Virtual).

Essa migração de grande parte do público consumidor para as plataformas de streaming, foi mais um duro golpe para o Forró, que mais uma vez corre atrás do prejuízo para ter suas músicas publicadas e disponíveis. Sem depender de gravadoras, hoje, os artistas têm conseguido lançar suas músicas e produções diretamente na rede.

Mesmo com todas as facilidades da tecnologia digital, as mídias físicas continuam sendo objeto de desejo para os fãs e colecionadores. Na última década, a venda de discos físicos voltou a superar a venda de downloads.

Parte do livro: O que é o Forró? Um pequeno apanhado da história do Forró./ Ivan Dias e Sandrinho Dupan. 2022 ISBN978-65-997133-0-9
Projeto contemplado pela 2a Edição do Fomento ao Forró, da “Secretaria Municipal de Cultura” da cidade de São Paulo.

Baixe gratuitamente o livro completo em PDF: Clique Aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *