Quem somos

Somos uma rede filantrópica colaborativa de colecionadores e músicos.

Uma comunidade que se conheceu e se comunica virtualmente, unidos em torno de uma paixão comum, o forró tradicional.

Quer saber mais da nossa história?
Continue navegando neste portal.

Um grade abraço,
DJ Ivan

Continue Navegando

Facebook

Cap11 – As expressões de duplo sentido nas músicas do Forró – Livro – O que é o Forró? (2022)

As expressões de duplo sentido ocorrem em diversos gêneros da música brasileira, versos, poesias, prosas, sátiras e nos ditos populares, tornando os brasileiros especialmente ‘bem-humorados’, fazendo piadas, enigmas, metáforas e trocadilhos.

Tudo que uma criança pode ouvir e entender sem precisar de explicações, e ao mesmo tempo, fugir da obviedade usando uma certa magia, um gracejo, a arte de colocar onde não cabe, tirar de onde não tem.

No Forró, especialmente, essas expressões são muito comuns. Durante o período colonial, da interação dos escravizados africanos com os captores europeus, surgiu o embrião que deu origem às expressões de duplo sentido.

Na África, os bantus não tinham escrita, toda a sua cultura era oral. Passando de pai para filho, de mestre para aprendiz, com jogos de palavras e reuniões orais onde o conhecimento era compartilhado e cultivado. Fato que fez com que eles tivessem grande facilidade e domínio sobre as palavras e construção de frases.

Já no Brasil, os escravizados cativos só podiam falar português, e assim passaram a manipular as palavras e construir as frases de forma ambígua, de forma a poderem se comunicar abertamente, durante suas cantorias, sobre assuntos ‘proibidos’, fazer chacota dos senhores ou combinarem fugas e rebeliões.

Os portugueses, dominavam muito bem a escrita e a leitura, mas interpretavam as frases e palavras ‘ao pé da letra’ e com isso não entendiam os trocadilhos falados pelos escravizados. A partir daí esses enigmas, expressões divertidas e jocosas, trocadilhos e afins, passaram a fazer parte das composições musicais brasileiras.

O Forró continua evoluindo até hoje e tem diferentes formas de brincar com as palavras e seus significados, apenas pelo desejo de manter a insinuação ou pelo simples fato de driblar a censura. As letras podem ser inteligentes e de bom gosto ou também podem ser mais diretas e pouco elegantes.

Enquanto o explícito soa vulgar e escrachado, a insinuação é provocadora e sofisticada. Estimula o pensamento e a análise do sentido da frase, permitindo que o ouvinte colabore com o significado, preenchendo as lacunas deixadas para a compreensão do conteúdo implícito.

Hoje podemos dividir as letras de duplo sentido em várias categorias, que visam promover o humor através da ambiguidade, com engenhosos e irreverentes efeitos de significado.

Essas expressões abrem possibilidades para cada um interpretar cada música de uma forma diferente. São parte da nossa cultura e dão uma ‘chacoalhada’ no cérebro para que fiquemos mais alertas para as palavras e seus significados.

Parte do livro: O que é o Forró? Um pequeno apanhado da história do Forró./ Ivan Dias e Sandrinho Dupan. 2022 ISBN978-65-997133-0-9
Projeto contemplado pela 2a Edição do Fomento ao Forró, da “Secretaria Municipal de Cultura” da cidade de São Paulo.

Baixe gratuitamente o livro completo em PDF: Clique Aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *