Quem somos

Somos uma rede filantrópica colaborativa de colecionadores e músicos.

Uma comunidade que se conheceu e se comunica virtualmente, unidos em torno de uma paixão comum, o forró tradicional.

Quer saber mais da nossa história?
Continue navegando neste portal.

Um grade abraço,
DJ Ivan

Continue Navegando

Facebook

Cap20 – O Forró conquistando o Mundo – Livro – O que é o Forró? (2022)

Apoiado pela massificação da internet, o Forró atravessou fronteiras e conquistou pessoas que nunca tinham ouvido ou dançado o estilo, e que agora rodopiam e arrastam os pés tão bem quanto os melhores dançarinos brasileiros. Diferentes povos têm se envolvido com a língua portuguesa e a cultura brasileira pelas mãos, braços e abraços do Forró, ajudando a difundir e fomentar o que há de melhor nas veias e vias sonoras do País.

Em meados da década de 2000, por meio da dança, o Forró começou a ganhar espaço fora do Brasil. Com isso, houve o primeiro êxodo de profissionais brasileiros, os professores de dança.

Em especial na Europa, o Forró ganhou força e surgiram eventos de Forró, regulares e sazonais, em diversos países. Em tais eventos, adeptos de várias nacionalidades viajam e reúnem-se para dançar, para aprender ou aperfeiçoar-se na dança, e com isso prestigiar essa nova cena artística. Essa demanda impulssionou o segundo êxodo de profissionais brasileiros, os músicos e DJs brasileiros que migram e/ou fazem turnês para ajudar a expandir a cena forrozeira.

Hoje, ocorrem Forrós em todos os continentes, com bailes semanais e grandes festivais. Por conta da grande aceitação, num futuro breve, a quantidade de adeptos do Forró superará a de dançarinos de Salsa, que hoje é o estilo de dança de salão mais praticado em todo o globo.

O Forró (dança) é muito mais fácil para se aprender os passos básicos. É um estilo versátil, tem a facilidade de absorver floreios, trejeitos e técnicas oriundas de outros estilos de dança, é plasticamente bonito, hipnótico, cativante e encantador, tanto para quem pratica quanto para quem assiste.

Essa mesma mistura ocorre também dentro da música e renova a cada dia o Forró. A integração entre músicos locais, misturados ou não aos brasileiros, com diferentes formações técnicas e influências próprias, cada um com uma linguagem específica, com métricas e harmonias peculiares, adaptam-se e celebram o Forró, cantando em português e em outras línguas também.

A receptividade do mundo pelo Forró tem sido grande e, de forma geral, deve-se a um conceito de entretenimento saudável. Música aliada à dança, unindo a amizade proporcionada pela alegria do contato da dança e a atividade física. Com essa internacionalização em franca expansão, o reconhecimento do Forró como gênero musical se solidifica dentro da história da música mundial.

Parte do livro: O que é o Forró? Um pequeno apanhado da história do Forró./ Ivan Dias e Sandrinho Dupan. 2022 ISBN978-65-997133-0-9
Projeto contemplado pela 2a Edição do Fomento ao Forró, da “Secretaria Municipal de Cultura” da cidade de São Paulo.

Baixe gratuitamente o livro completo em PDF: Clique Aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *