Osvaldo Oliveira – Ê Cariri
O áudio é uma colaboração do Kalino, as capas foram cedidas pelo Eugênio Cavalcanti, de João Pessoa – PB.
O cantor e compositor paraense Osvaldo Oliveira, o Vavá da Matinha, iniciou sua carreira no final dos anos de 1950, nos programas de auditório da Rádio Clube. Osvaldo fez sucesso com músicas com balanço semelhante às de Jackson do Pandeiro, porém criadas sob a influência do norte do país. Assim, Vavá da Matinha realizava um samba distinto do baiano e do carioca.
“Começou a cantar na década de 50 e tornou-se sucesso nos muitos programas de rádio em Belém. Em 1959, mudou-se para o Rio de Janeiro, com uma carta de recomendação de Edyr Proença para a rádio Tupi. No ano seguinte, gravou duas músicas numa coletânea da Continental e, com o sucesso, ganhou o próprio 78 rotações. Em 61 gravaria ainda outro “compacto” e o primeiro elepê, “Eternas lembranças do Norte”, que continha basicamente forró e no qual assinava quatro músicas. Vavá estava na nata dos forrozeiros da época, entre Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga.
Trocou a Continental pela CBS, onde gravou três elepês e integrou uma famosa caravana de forró, que percorria o Brasil levando o talento de gente como Marinês, Trio Nordestino e Messias Holanda.” (Trechos do texto de EDSON COELHO DE OLIVEIRA, extraído do Brega-pop)
Osvaldo Oliveira – Ê Cariri
1965 – CBS
#01. Xote em fá (João Silva – Zé Calixto)
#02. Ê cariri (Pedro Cruz – João Silva)
#03. Torrado do Rio (Isabel Biluca – João Silva)
#04. Fico aqui o que (Osvaldo Oliveira – Itu Peixoto)
#05. Forró do brejo velho (K-Boclinho – Zezinho)
#06. Revendo Pernambuco (Aru Custódio)
#07. Vendedor de renda (João Silva – Sebastião Rodrigues)
#08. Balaio de Maria (Amadeu Macedo – Sebastião Rodrigues)
#09. Só no kakiado (João Silva – Dilson Dória)
#10. Respeito no pagode (João Silva – José Pereira)
#11. De mãos abanando (Manuel Assunção Corrêa – José Cardoso)
#12. Saudade do Ceará (Manuel Assunção Corrêa – José Alves)
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.