CD – Silvério Pessoa – Bate o mancá (O povo dos canaviais)

CAPA DO ENCARTE p

Esse é um disco que muito me agrada. Na época eu peguei um cópia do áudio com o DJ Xeleléu, lá do Rio de Janeiro – RJ. Tive a oportunidade de ir ao show de lançamento desse álbum, e vi um dos melhores shows de forró, até hoje.

Arrependo-me amargamente de não ter comprado uma cópia original, imaginando que iria conseguir compra-la posteriormente, mas quem disse que se acha esse disco por ai? Sendo assim, para completarmos essa postagem recebemos as capas do Nilton Maia, do Rio de Janeiro – RJ.

ENCARTE 1 p

Nesse CD, Silvério Pessoa, logo após sair da banda Cascabulho, realizou um trabalho de resgate da obra de Jacinto Silva e regravou alguns de seus grandes sucessos. Regravou de forma espetacular, com muito bom gosto e altíssima qualidade.

ESTOJO PARTE INTERNA p

No início de cada faixa, há uma fala do próprio Jacinto Silva, falando sobre as frugalidades do forró, e com isso passando um pouco do romantismo da história e origem desse ritmo nosso, tão querido e que, aos poucos, vai se perdendo, assim como todo o conhecimento que não é transcrito e fica somente na memória dos mais antigos.

ESTOJO PARTE DE TRÁS p

“Silvério Pessoa é cantor e compositor, nascido na zona da mata no norte de Pernambuco, na cidade de Carpina. Cresceu ouvindo músicos de forró no Rádio e passou a admirar o estilo de Jacinto Silva de quem tornou-se fã. Sua mãe, professora de acordeon e sua vó, freqüentadora assídua dos programas de auditório de Recife nas décadas de 1940 e 1950, tiveram grande influência em sua formação musical, na qual também muito contribuiram as programação das rádios do interior.” (Fonte)

Silvério Pessoa – Bate o Mancá (O Povo dos Canaviais)
2000 – Natasha

01 Carreiro novo (Jacinto Silva)
02 Sabiá da mata (Jacinto Silva – Ivan Bulhões)
03 Casa de aranha (Fernando Borges – Jacinto Silva)
04 Puxe o fole Zé (Jacinto Silva)
05 Amor de capinheiro (Jacinto Silva – Antonio Clemente)
06 O cantador (D. Matias – Jacinto Silva)
07 Chora bananeira (Onildo Almeida – Jacinto Silva)
08 Gírias do norte (Onildo Almeida – Jacinto Silva)
09 Côco do m (Jacinto Silva – Zé do Brejo)
10 Rabo de saia (Pereira – Elino Julião)
11 Côco da Paraíba (João Silva – Miguel Lima)
12 Corrope de Jaboatão (Jacinto Silva – Antonio Clemente)
13 Pra rapaziada (João Silva – Pedro Cruz)
14 Aquela rosa (Jacinto Silva)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

CD – Trio Nordestino – Xodó do Brasil

O áudio é uma colaboração do Francisco Edvaldo Silveira, de Morrinhos – CE, que nos enviou a discografia completa do Trio Nordestino. Com o tempo publicaremos toda a discografia do Trio, por enquanto vamos publicando os discos que temos as capas.

‘Em maio de 1958 três jovens baianos. Evaldo dos Santos (Coroné), Lindolfo Mendes Barbosa (Lindú) e José Pedro Cerqueira (Cobrinha), se juntaram no Pelourinho com um único sonho: ” Fazer Sucesso na Música “. Logo conheceram Gordurinha, grande radialista da época os viu tocar e ficou encantado com aqueles três meninos colocando platéias ao delírio e lhe fez um convite: ” O de ir para o Rio de Janeiro “, ele lhes prometeu uma gravadora e assim foi feito, vieram para o Rio e em 1962 gravaram o seu primeiro sucesso: ” Chupando Gelo “, daí foi quase um disco por ano e um sucesso atrás do outro: ” Pau de Arara é a Vovozinha, Vamos Xamegar, No Meio das Meninas”, dentre outros.

No início da inesquecível década de 70 o primeiro sucesso: ” Procurando Tú “, este foi a grande consagração do Trio Nordestino, pois ficou 90 dias nas paradas de sucesso vendendo mais de 1.000.000 de discos, ficando atrás apenas do Rei Roberto Carlos. Ainda na década de 70 o Trio teve a felicidade de gravar muitos sucesso como: ” Forró Pesado, Chililiqui, Chinelo da Rosinha, Petrolina Juazeiro, Chap Chap ” dentre outros.’ (Trecho extraído do sítio do Trio)

Esse foi o primeiro disco lançado pelo trio após a saída de Genário, que substituiu Lindú durante algum tempo, e o falecimento de Cobrinha. Coroné convidou Beto Souza e Luiz Mário para dar continuidade à maravilhosa carreira do Trio Nordestino.

A curiosidade fica pelo uso da gravação original da voz do saudoso Lindú interagindo com a voz de seu filho e atual vocalista do trio, Luiz Mário. Neste álbum eles homenageiam Luiz Gonzaga, Jackson do pandeiro e o próprio Trio, em pout pourris.

Trio Nordestino – Xodó do Brasil
1997 – Brasis

#01. Procurando tu (Antonio Barros Silva – J. Luna)
#02. Só quero um xodó (Dominguinhos – Anastácia)
#03. Homenagem a Luiz Gonzaga
Asa Branca (Luiz Gonzaga – Humberto Teixeira)
Paraíba (Luiz Gonzaga – Humberto Teixeira)
Assum Preto (Luiz Gonzaga – Humberto Teixeira)
#04. Súplica cearense (Gordurinha – Nelinho)
#05. Mambo da cantareira (Gordurinha – Nelinho)
#06. Bom demais (Dominguinhos)
#07. Homenagem a Jackson do pandeiro
Forró do Limoeiro (Edgar Ferreira)
Canto da Ema (Ayres Viana – Alventino Cavalcanti – João do Vale)
Um a um (Edgar Ferreira)
#08. Sempre assim (Beto do Acordeon – Robson Silva)
#09. Último pau de arara (Venâncio – Corumba – J. Guimarães)
#10. Homenagem a Luiz Gonzaga
Cintura fina (Luiz Gonzaga – Zé Dantas)
Ovo de codorna (Severino Ramos)
#11. Morena tropicana (Alceu Valença)
#12. Mulher rendeira (D. P.)
#13. Madalena (Isolino)
#14. Homenagem ao Trio
# Meu Pitiguari (Agripino Aroeira – Rosilda Santos)
# Na emenda (Manoel Euzébio – Juarez Santiago)

Para baixar esse disco, clique aqui

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.