Velho Faceta – Pastoril do Faceta vol.2

Essa é uma colaboração do Lourenço Molla, de João Pessoa – PB. Pedi a ele que me falasse sobre o pastoril profano, que está diretamente associado ao forró, pois usa seus ritmos nas suas canções com letras irônicas e/ou de duplo sentido. Ele disse:

“certo; Vou fazer melhor, vou te mandar um LP de Pastoril e um outro de Lapinha. O problema é que aqui no NE tem regiões que se fala Pastoril e Lapinha é a mesma coisa.”

“Em Pernambuco eles têm o Pastoril normal e o pastoril profano. Aqui na Paraíba tem um folguedo chamado Lapinha que é dançado por moças de família, adolescentes e pré-adolescentes, mas também há um outro folguedo que se denomina Pastoril, que é dançado por mulheres da ‘vida fácil’. Este Pastoril é composto por um palhaço e todo elenco das lapinhas só que as músicas são profanas, picantes e são apresentadas em lugares fechados.
Em João Pessoa – PB, tem um grupo de teatro que faz um pastoril diferente, com homens vestidos de mulheres nas mesmas condições.”

“Todas as músicas são de Domínio público.”

“Nasce em Carpina – PE, no dia 8 de janeiro de 1925, Constantino Leite Moisakis. Com esse nome foi registrada uma das figuras mais representativas do pastoril profano de Pernambuco. “Velho Faceta” , como ficou conhecido, morreu em agosto de 1986, depois de ter vivido a glória do pastoril.” (Fonte)

O Velho Faceta gravou 3 LPs em 1978, 79 e 80, lançou uma coletânea em 1981 e fez algumas participações em coletâneas.

Nesse disco, participaram as pastoras: Terezinha (Mestra), Biuzinha (Adriana), Genilda (Contra-mestra) e Cleides (Segunda do Encarnado) e os músicos: Cosme (Triangulo), Ivo (Zabumba), Damião (Pandeiro) e Ednaldo Castanha (Acordeon).

Velho Faceta – Pastoril do Faceta vol.2
1979 – Bandeirantes

1. Jornada da Mestra (Tradicional)
2. Chamada do Velho Faceta (Tradicional)
3.
Boa Noite do Velho Faceta (Tradicional)
Amor de Criança (Tradicional)
4. Dona Maçu (Tradicional)
5. Galinha Preta (Tradicional)
6. O Colchão (Tradicional)
7. Perdoa Sá Dona (Tradicional)
8. Nabo Seco (A Mulher do Cego) (Tradicional)
9. Vacaria (Tradicional)
10. O Maxixe (Tradicional)
11. O Piriquito (Tradicional)
12. Trazai (Tradicional)
13. Catolé (Tradicional)
14. Despedida da Mestra (Tradicional)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.