Pedro Sertanejo, Coronel Ludugero e Jorge Paulo
*Acervo Jorge Paulo
“Esta foto foi tirada na festa do trofeu Chapeu de Couro, no Ginasio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul, em dezembro de 1964.”
*Acervo Jorge Paulo
“Esta foto foi tirada na festa do trofeu Chapeu de Couro, no Ginasio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul, em dezembro de 1964.”
Colaboração do Antonio Carlos Correia, filho do Correia do oito baixos e baixista da banda. Ele nos enviou os dois CDs gravados pelo seu pai, esse é o primeiro, de 2007.
Ele disse: “A idéia da banda realmente é tocar os grandes clássicos do forró que nunca foram gravados por oito baixos, como canções do Trio Nordestino, do Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Os 3 do Nordeste, Jorge de Altinho, Genival Lacerda, dentre tantos outros.”
Carlos Correia Matos, o Correia do Oito Baixos, nasceu em Capela – SE, em 16 de fevereiro de 1953. Aos 12 anos, começou a tocar numa sanfoninha de 4 baixos, que era de seu irmão mais velho, Moacir, que se tornou trobonista da Banda da Policía Militar do Estado de Sergipe, na qual se reformou como contra-mestre e tenente. Logo após, já animando festinhas nas escolas, Correia adquiriu um oito baixos profissional, e continuou atuando nas tais festinhas e nos leilões, que eram as grandes festas da época.
Deixou de se apresentar profissionalmente durante 17 anos, e, só em 2006, incentivado pela família e por amigos que admiram seu trabalho, juntou-se com seu filho, o baixista Antonio Carlos Correia, e mais alguns amigos, e voltou à ativa. Em 2007, gravou seu primeiro CD, “Correia do Oito baixos – Esse Sim, Faz Forró!”, com algumas músicas inéditas e outros tantos clássicos do forró.
Correia do oito baixos – Esse sim, faz forró
2007
01 Abertura
02 Muita mulher, pouco macho (Antonio Correia – Antonio Carlos Correia)
03 Vem Manuela (Antonio Correia)
04 Na base da chinela (Rosil Cavalcanti – Jackson do pandeiro)
05 Forró quentão (Jorge de Altinho – Lindolfo Barbosa)
06 Quem dera (Nando Cordel – Genival Lacerda)
07 Confidência (Jorge de Altinho)
08
Sebastiana (Rosil Cavalcanti)
O canto da ema (Alventino Cavalcanti – Ayres Viana – João do Vale)
09
Neném mulher (Pinto do acordeon)
O neném (Cecéu)
10 Quero ter você, morena (Antonio Carlos Correia – Carlos Correia)
11 É madrugada (Antonio Barros)
12 Piriri (João Silva – Ary Rangel)
13 Ingazeira do norte (Gerson Filho)
14 O forró é meu (Nelson Macedo – Ely Turquine)
15 Forró em Jeremuabo (André Araújo)
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.