Oswaldinho na Alemanha
Oswaldinho, Durval e Borel
Ao fundo à esquerda, Omar Campos
*Fotos enviadas pelo DJ Xeleléu
Oswaldinho, Durval e Borel
Ao fundo à esquerda, Omar Campos
*Fotos enviadas pelo DJ Xeleléu
Um LP lançado pelo sanfoneiro, compositor e cantor Zé Gonzaga, irmão de Luiz Gonzaga, em 1962. No caso esse exemplar é um relançamento pelo selo Beverly do ano de 1974.
José Januário Gonzaga do Nascimento, nascido em Novo Exu – PE, em 15/01/1921, é considerado um dos maiores sanfoneiros da história da música nordestina.
“No início dos anos 50, Zé Gonzaga arregimentou dois operários nordestinos que davam murro em ponta de faca na cidade de São Paulo. A um, servente de pedreiro, ensinou a tocar zabumba e botou-lhe o apelido de ZÉ MINHOCA; ao outro, capoteiro, ensinou a tocar triângulo e pôs-lhe o apelido de PASSINHO. Formado o conjunto, saíram a fazer sucesso pelo Brasil até o final da década, e pelo exterior, em projeto cultural de Assis Chateaubriand. Falarei, agora, um pouco desses dois exímios coadjuvantes, que também o secundavam na parte coral.” (Extraído do blog Besta fubana)
Destaque para o baião “Chorei sim” de Zé Gonzaga e para o xote “Sogra bronqueada” de S. Ramos e José Batista. Somente a última faixa é instrumental.
Zé Gonzaga – Um pedacinho do nordeste
1962 – Copacabana
01. Adeus São João (Zé Gonzaga / Menezes Veiga)
02. Chorei sim (Zé Gonzaga)
03. Sogra bronqueada (S. Ramos / José Batista)
04. O sertanejo (Aguiar Filho / João Silva)
05. Vendedor de camarão (Zé Gonzaga / Menezes Veiga)
06. As coisas boas que eu tenho (Altamiro Carrilho / Irany de Oliveira)
07. Bulandeira (Zé Gonzaga)
08. Ai amor (S. Ramos / José Batista)
09. Não troco minha mulher (Ari Monteiro / Amado Regis)
10. Dançando com Andréia (Augusto Mesquita)
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.