10 polegadas – Zito Borborema – O nordeste canta
Posted on: 24 de maio de 2009 /
Colaboração do José de Sousa, natural de Guarabira – PB. Dessa vez ele nos enviou esse raríssimo 10 polegadas do Zito Borborema.
“Natural de Taperoá, na Paraíba, desde criança ele cantava ‘côco de roda’ nos forrós de sua terra e também em Campina Grande, onde se tornou gente. Numa dessas festas típicas, Zito fez amizade com dois violeiros que o convidaram a dar um salto mais alto em direção à glória artística que o esperava lá fora. Foi ai que o caboclo Zito Borborema se transformou no gigante da música sertaneja que hoje todo o nordeste conhece e admira.” (Trecho do texto de Accacio Ramos, extraído da contra capa)
Esse disco tem duas músicas lançadas anteriormente em 78rpm, são elas: “Mata sete” e “Coro-có-tum”, ambas de Venâncio e Corumba; Outras tres faixas também foram lançadas em 78rpm, porém no mesmo ano e no ano seguinte a esse lançamento. Sendo assim, fica no ar a dúvida se as gravações foram feitas para esse disco ou apenas reunidas para compô-lo.
Zito Borborema – O nordeste canta
1957 – RGE
01 Chão moiadinho (Antônio Barros) Baião
02 Mata sete (Venâncio / Corumba) Coco
03 Você não faz o que eu faço (Edgar Ferreira) Coco
04 Prego batido, ponta virada (Porfírio Costa) Baião
05 Tempo de molecote (Venâncio / Corumba) Xotis
06 Cabra valentão (Antônio Barros) Rojão
07 Baião da corda (Venâncio / Corumba) Baião
08 Coro-có-tum (Venâncio / Corumba) Xaxado
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.