Noca do Acordeon – Rio quatrocentão
Colaboração do Wladimir.
Disco originalmente publicado no Blog Acervo Orígens.
“Filho de peixe é peixinho – diz o ditado popular.
E aqui está mais uma prova da sabedoria do povo, com este personalíssimo tocador de sanfona que é o nosso NOCA DO ACORDEON.
Filho de um veterano sanfoneiro de 8 baixos, Noca nasceu ouvindo o som do fole e com 12 anos já sabia tocar sanfona, isto ainda na sua cidade natal, em Jequié, na Bahia.
Ganhou, então, de seu pai o primeiro acordeon e dois anos depois se aventurava na estrada, rumo a Brasília, onde se apresentou nas primeiras casas de espetáculo ali instaladas – na capital que nascia junto com as esperanças dêsse jovem, então com apenas 19 anos.
A alma intranquila de Noca e o desejo de conquistar o sucesso trouxe-o de roldão para o Rio de Janeiro e aqui se iniciou no rádio, tocando seu acordeon caipira na já então famosa Hora Sertaneja do Coronel Narcizinho, na Rádio Mayrink Veiga.
A convite de Leonel Cruz – que podemos considerar seu descobridor – participou de um LP, executando 2 faixas e logo se destacou pois, em 78 lançado com aproveitamento dessas duas faixas, veio a encontrar o caminho do sucesso que, agora, com este LP, certamente lhe será mais fácil.
Ouçam, pois, o Noca que se projetou com “Baião da Saudade” e que hoje com muito mais desembaraço, personalidade e traquejo, nos brinda com um recital de acordeon, numa seleção que compreende 7 números típicos do Norte (3 baiões, 3 choros e 1 forró), 2 boleros, 1 tango, 1 valsa e 1 dobrado, este o número de abertura e que deu título ao LP.”
* Texto da contra-capa do LP
Noca do Acordeon – Rio quatrocentão
1962 – Continental
01. Rio quatrocentão (Noca do Acordeon)
02. Céu de Belém (Noca do Acordeon / J. Pires)
03. Saltando na brasa (Noca do Acordeon / Sertãozinho)
04. Flor do vale (Noca do Acordeon / Luiz Mergulhão)
05. Xamego de baiano (Geraldo Nunes / Leonel Cruz)
06. Original (Leonel Cruz / Ary Coutinho)
07. Baião da esperança (Noca do Acordeon / Leonel Cruz)
08. Pertinho do céu (Noca do Acordeon)
09. O Rei da noite (Noca do Acordeon)
10. Rita (Noca do Acordeon)
11. Lágrima sentida (Noca do Acordeon)
12. Brincando com os dedos (Lúcio Sampaio / Coronel Narcizinho)
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.