Dominguinhos Canta e Conta Gonzaga – Filme

No filme o próprio Dominguinhos relembra suas histórias com o Rei do Baião desde o primeiro encontro na infância, passando pelo seu desenvolvimento pessoal e musical ao lado do mestre, até sua consagração como um dos maiores músicos ainda em atividade.

Mesmo consagrado e reconhecido como um mestre no Brasil, Dominguinhos nunca perdeu seu jeito simples de menino do sertão. No decorrer do filme, Dominguinhos nos presenteia com seu olhar privilegiado sobre o mestre, relembrado ora histórias relevantes do cenário musical ora histórias pessoais do dia a dia vividas com Gonzaga. Entre uma prosa e outra, Dominguinhos reinterpreta de forma única e emocionante grandes sucessos de Luiz Gonzaga.

Este filme presta uma homenagem aos dois grandes sanfoneiros do Brasil que foram unidos de uma forma mágica pelo destino.

post image

João do Pife – Prato feito

Colaboração do Cacai Nunes, do Blog Acervo Orígens

” …mais um disco do gênio do pife, João Bibi dos Santos, conhecido como João do Pife. O Acervo Origens já postou um disco dele chamado o Rei do Pife, juntamente com um pequeno texto sobre sua biografia, que contém absolutamente todas as informações sobre o artista disponíveis em fontes secundárias (livros, revistas, internet, artigos). Realmente é bem difícil saber mais sobre esse grande músico alagoano. Ele gravou vários discos. Esse da postagem de hoje não tem sequer data. Pela discografia de João do Pife, ele deve estar situado na década de 1970. Nele, João solta os dedos, evidenciando grande virtuosismo.

Além de tocar muito, João do Pife era bem acompanhado. A formação instrumental difere um pouco das bandas de pífano tradicionais, que têm zabumba, prato, caixa ou surdo e dois pífanos. Aqui há um pífano e uma sanfona, juntamente com a zabumba e triângulo. Mas a sonoridade que tiram fica bem parecida com a que ouvimos nas bandinhas de pífano. E as composições de João do Pife são também características do repertório tradicional do pífano. Esse disco é uma raridade, uma verdadeira pérola da música brasileira.”

João do Pife – Prato feito
Japoti

01- Prato feito (João do Pife)
02- Festival do Norte (João do Pife)
03- Arrasta pé em Tupã (Casimiro Vereda)
04- Desafio (João do Pife)
05- Brincando com o pife (João do pife- Zé Alagoas)
06- Amigo de todo mundo (João do Pife – Xiquinho de Queiroz)
07- Xodó do pife (João do Pife – Casimiro Vereda)
08- Só faça assim (João do Pife- Orlando)
09- O cangaceiro (D.P.)
10- Arrepia os cabelos (João do Pife)
11- Tudo isso é bom (João do Pife)
12- Retirante (Casimiro Vereda- Zé do Rojão)
13- Cascata(João do Pife)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.