Nazaré Pereira – Nazaré

capa

Colaboração do Arlindo

seloaselob

Filha de um seringueiro e uma lavadeira, viveu em Xapuri (mesma cidade do seringueiro Chico Mendes) até os sete anos, quando mudou-se com a família para Belém do Pará, fixando-se no bairro de Icoaraci. Antes de optar pela carreira artística, se formou como professora primária, indo estudar teatro posteriormente no Rio de Janeiro.

Começou a aparecer como atriz, tendo atuado em algumas novelas por volta de 1969, ao lado de gente como Leila Diniz. Participou como cantora do programa “A Grande Chance”, de Flávio Cavalcanti, na TV Tupi, sendo premiada com uma viagem para Lisboa, de onde seguiu para a cidade de Nancy, na França, país onde se fixou.

Nesta cidade estudou teatro com o futuro ministro da Cultura do governo de François Mitterrand, Jack Lang, e se graduou no Centre Universitaire Internacional de Formation et des Recherches Dramatiques de Nancy. Além de atriz e cantora, também atuou como dançarina na França, integrando os grupos Les Étoiles e Os Maracatus, além de trabalhar com músicos como a dupla Teca Calazans e Ricardo Villas ou Tânia Maria.

verso

O primeiro disco, “Nazaré”, foi lançado na França pela gravadora Cezame/RCA em 1978 e no Brasil no ano seguinte pela Top Tape, chegando sua gravação de “O cheiro de Carolina” (Zé Gonzaga / Amorim Roxo) ao primeiro lugar nas paradas de sucesso da Bélgica e Suíça, além de trazer a regravação dos sucessos “Só quero um xodó” (Dominguinhos / Anastácia) e “Pisa na fulô” (João do Vale / E. Pires / Silveira Júnior).

Nazaré Pereira – Nazaré
1979 – Top Tape

01. O Chero da Carolina (Amorim Roxo / Zé Gonzaga)
02. Boi Do Amazonas (Tradicional)
03. Eu Só Quero Um Xodó (Dominguinhos / Anastácia)
04. Matutinho (Celinho Barros)
05. Anda Luzia (João de Barro)
06. Pisa Na Fulô (João do Vale / Ernesto Pires / Silveira Júnior)
07. Bambo de Bambu (Tradicional / Adpt. Nazaré Pereira)
08. Desafio Nordestino (Celinho Barros)
09. Yara (Nazaré Pereira / J. A. Kzam)
10. Loana (Fernando Falcão)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.