Texto – Forró em vinil, Nove anos – por Nilton Maia
Há cerca de um ano e meio, e enquanto buscava discos de um artista nordestino, quis a sorte, danada de boa, no caso, que viesse a conhecer o “Forró em Vinil”. A feliz surpresa e a alegria por tal descoberta foram enormes, pois sou aficionado pela Música Nordestina e desde bem criança.
Desnecessário dizer que, de imediato, lá fui eu em busca do que procurava (e encontrei); mas, o mais importante foi descobrir a imensa relação de posts de uma infinidade de artistas que se dedicam a esse gênero musical de capital importância para nossa cultura.
Então, fui verificar a história do site estabeleci contato, que mantenho até hoje, e com muita satisfação, enviando, de vez em quando, alguns discos para serem postados.
Sobre a importância do site para nossa cultura, fala melhor do que eu o fato de ter referência publicada no ótimo livro “O Fole Roncou – Uma História do Forró”, de Carlos Marcelo e Rosualdo Rodrigues, editado pela Zahar (página 469).
O “Forró em Vinil” completa hoje nove anos de existência ininterrupta e de posts diários. Se não me falha a matemática, são 3.285 dias na internet, recorde para uma atividade cultural neste país, que, muitas das vezes, simplesmente ignora que tem uma cultura popular riquíssima e a Música Popular mais bonita do mundo.
Achei, pois, que não poderia passar em brancas nuvens tal data, não só para mim como para os muitos seguidores do site, pelos momentos de alegria e de enriquecedor entretenimento que vem propiciando por tanto tempo.
De minha parte, o site ainda vem me apresentando a notáveis artistas e grupos de que sequer havia ouvido falar, antes. Prefiro não dar exemplos, pois poderia estar sendo injusto com os não citados, mas não menos admirados.
Que o site continue firme e forte, e que no ano que vem, nesta mesma data, possamos comemorar uma década de existência do “Forró em Vinil” em grande estilo.
Com a mais sincera gratidão,
Nilton Maia