post image

CD – Collectif du pife – Collectif du pife

Colaboração do Carlos Valverde, de Toulouse, França.

“O Coletivo do Pife vem para celebrar o encontro, ele celebra uma tradição ancestral que através de uma flauta de bambu conecta mundos e pessoas.

Essa Flauta chamada pífano foi responsável pela maioria das alegrias da minha vida, através da sua fabricação, transmissão e sua música, pude formar uma grande família, uma família de amigos, que se iniciou no final dos anos 90 em Campinas São Paulo, com o inicio do grupo de pífanos Flautins Matuá. Em seguida em 2007 fui morar no norte da França e levei no Bolso a semente do pífano.

Foi assim que esse instrumento atravessou o oceano e essa família cresceu ainda mais com o surgimento do grupo Maracaju em Amiens. Mais tarde em 2012 quando dava aulas no conservatório Occitan – COMDT, novos membros integraram esta grande família com o surgimento do grupo ‘La Pifada’ em Toulouse no sul da França.

Durante estes anos, todos o encontro com mestres desta tradição nos dava cada vez mais força para continuar trilhando este lindo caminho. Tivemos a oportunidade de reunir algumas vezes, tanto no Brasil como na França os três grupos em um só, e foi assim que surgiu o ‘Coletivo do pife’.

Este disco vem para registrar essa união. repleto de composições inéditas ele conta com a participação dos nossos queridos mestres João do Pífano e Marcos do pífano que sempre nos transmitiram com tamanha generosidade o que sabem fazer de melhor, nos fornecendo a base que possibilita a perpetuação desta tradição. Ele conta também com a contribuição do Mestre Heleno dos 8 baixos, mestre João Ba e do Mestre Letho Nascimento nos mostra que as tradições estão conectadas e que caminhamos sempre na mesma direção.
O pife não vai acabar!

Viva o Pífano, Viva a cultura popular do Brasil e do Mundo!” (Carlos Valverde)

 Collectif du pife – Collectif du pife
2019

01 Coco blues (Carlos Valverde)
02 Carrilheira (João Arruda – Musica incidental: Piedade, de Levi Ramiro – Júlio Santin)
03 Saudade do verão (Lucas Notaro – Romain Frécenon)
04 Ciranda do mestre (João do Pife)
05 Flor do futuro (Lucas Notaro – Marcos do Pífano)
06 Dois poetas improvisando (João do Pife – Carlos Valverde)
07 Chegou o povo (Romain Magnes)
08 Qaraqosh (João Arruda – Musica incidental: Tucano Macumba, de Iago Tojal)
09 Coração do vale (João Ba – Fernando Guimarães)
10 Maracatu do Roque (Letho Nascimento – Roque Neto)
11 Dilema (Nathalie Gatignol)
12 La pifada (Ponto de Jurema – D. P. – adaptação: Carlos Valverde)
13 Quadrilha francesa (Moisés Barbosa – Heleno dos 8 Baixos)
14 Valsa de venha (Marcos do Pífano)
15 Atitlan (Anne Pannet)
16 Pife na França (Marcos do Pífano – João do Pife – Carlos Valverde)
17 Sonhando com você (João do Pife)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

post image

CD – Vingefang – Tidensekko

Colaboração da Miriam Ariana, de Kopenhagen, Dinamarca

“Lene Høst and Miriam Ariana are two folk musicians with roots in Scandinavia.

They have travelled and lived in France, Brazil, Sweden and Tanzania, where they have absorbed the different styles of music and cultures of these countries. They met at the Academy of Music and Dramatic Arts in Odense, where both studied folk music. Here they discovered a common passion for the interface between music and dance which represents a universal language that has the capacity to unite people across cultures.

With two voices, a violin, piano, and guitar, Lene and Miriam have created a repertoire consisting of cool Scandinavian tones, evocative French ballads and Brazilian rhythms.”

O forró está tomando conta do mundo, embora esse não seja um disco de forró, ele contém uma regravação interessantíssima de um dos maiores clássicos da nossa música. Cantado em português, o que me orgulha muito e mostra que junto com o forró, o nosso idioma também está sendo difundido.

Formado pela Miriam Ariana e Lene Høst, duas amigas que em 2013 vieram ao Brasil para dançar, e acabaram fazendo seus primeiros shows em dupla. Nessa oportunidade elas tinham apenas as duas vozes e um violino. Essa limitação as inspirou a começar uma parceria musical que continua a atravessar fronteiras e expandir limites.

 Vingefang – Tidensekko
2018

01 Medmennesket (Vingefang)
02 Njia Yangu – Njia Jig (Edwardi Ntemi – Vingefang)
03 La valse sans fin (Miriam Ariana)
04 Polska til Mor (Lene Høst)
05 Vendedor de Caranguejo- Reel of the Crabs (Gordurinha)
06 Troldspring (Miriam Ariana)
07 Girando na renda (Pedro Luis – Sérgio Paes – Flávio Guimarães)
08 Tidens Ekko (Vingefang)
09 Lill-Lizzy (Lene Høst)
10 Gränslös (Lene Høst)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.