Jackson do pandeiro – 78RPM
Esse domingo contaremos mais um pouco da história de Jackson do Pandeiro apresentando esse que, até então, é o primeiro 78 rpm dele aqui do blog. Um ano após sua primeira gravação cuja venda ultrapassaria as 50 mil cópias vendidas, em 1954 grava diversos discos pela Copacabana e o álbum de hoje é um deles.
Gravado na “Rádio Jornal do Comércio” (Recife) com direção musical de Clóvis Pereira, Jackson do Pandeiro com Orquestra e Côro lança “Micróbio no Frevo” de Genival Maceto, que teve composições gravadas, entre outros, por Carmélia Alves, Expedito Baracho, Os Cancioneiros e Gilberto Fernandes e “Vou Gargalhar” de Edgar Ferreira.
Os críticos até hoje ficam abismados com a facilidade de Jackson em cantar os mais diversos gêneros musicais. Nesse álbum temos suas performances em samba e frevo. (Texto e disco enviados por DJ RICK)
Jackson do pandeiro – 78RPM
1954 – Copacabana
Lado A – Micróbio no frevo (Genival Maceto)
Lado B – Vou gargalhar (Edgar Ferreira)
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
O sucesso maior desse disco foi o lado B, o samba “Vou gargalhar”, que ficou entre as músicas preferidas pelos foliões no carnaval de 1955. Jackson também era de carnaval, tendo igualmente feito sucesso com “Boi da cara preta” (1959), “O velho gagá” (1961) e “Vou ter um troço” (1961), entre outras.
Uma correção: “Vou ter um troço” é do carnaval de 1962.
Saudoso ;grande Jackson do Pandeiro
,