A história do nordeste – Na voz de Luiz Gonzaga
Durante a história da música popular brasileira, vem os ritmos do longínquo nordeste ganhando foros de civilização, deixando as rústicas cabanas de taipa – onde é dançada no chão de barro batido, à luz bruxoleante de fumacentos lampiões – para ascender aos mais aristocráticos ambientes.
Todavia, há um fato importante a observar, a popularidade da música nordestina (côco, rojão, frevo, baião, etc.) se deve a um sanfoneiro, um músico e compositor que fez escola. Trata-se evidentemente, de Luiz Gonzaga, carinhosamente apelidado de “Lua”.
Luiz Gonzaga aproveitou motivos de sua terra e incorporou-se em luzentes composições musicais representados neste álbum. Gravado pela RCA Victor esse LP de 8 polegadas apresenta oito números bem representativos da literatura musical nordestina, seis dos quais de co-autoria do próprio Gonzaga. (Texto e disco enviados pelo DJ RICK)
A história do nordeste – Na voz de Luiz Gonzaga
RCA Victor
01 – Paraíba (Humberto Teixeira – Luiz Gonzaga)
02 – Respeita Januário (Humberto Teixeira – Luiz Gonzaga)
03 – Saudade de Pernambuco (Sebastião Rosendo – Salvador Miceli)
04 – O Xote das Meninas (Zé Dantas – Luiz Gonzaga)
05 – O ABC do Sertão (Zé Dantas – Luiz Gonzaga)
06 – Acauã (Zé Dantas)
07 – Algodão (Zé Dantas – Luiz Gonzaga)
08 – Asa Branca (Humberto Teixeira – Luiz Gonzaga)
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
muito bom
Olá pessoa do Forró em Vinil,
Achei muito interessante o trabalho de vocês em querer divulgar um pouco mais da Cultura Nordestina para quem tem interesse. Muito bacana… Aproveitando peço a gentiliza de consertar o Link A História do Nordeste na Voz de Luiz Gonzaga pois estar quebrado… Valeu e continuem esse trabalho…
ai naum gostei muito pois eu queria como o forró surgio mais pra quem quer saber sobre a historia do nordeste ai tá muito bom…
Aguardo vocês postarem os discos do maravilhoso TRIO NORDESTINO, são eles: VALER A PENA OUVIR DE NOVO, VOLUMES 1 e 2, ainda na voz do grande Mestre Genário.
Parabéns pela iniciativa de preservação dos valores originais do Nordeste. Muito boa a programação e a possibilidade de compartilhamento de coisas preciosas que vocês conseguiram colher. Isto significa difusão da cultural nordestina, pelo que há de melhor.
Muito obrigado! Muito obrigado mesmo, amigos.
Esse era um dos discos que eu colocava pra minha tia-avó, quase cega, ouvir. Era um dos únicos inquebráveis que ela tinha. Identifiquei, pois, lembrava-me de que não era um 12 polegadas e que tinha Acauã. E eu acho que a capa era vermelha.
“O nego tá gordo que parece um major!”
PS: tou procurando “Macapá” aqui no site, mas ainda não achei.
Meu trabalho musical encontra-se nos links:
http://palcomp3.com/chicodepombal,
http://clubecaiubi.ning.com/profile/chicodepombal
Valeeeuuuu!!!
Gostaria de saber qual data deste LP, pois temos um que foi de meu Pai, e já procurei na capa, e no próprio disco e não encontrei.
Ficarei muito grata se puderem me ajudar.
Carlane
salve ,salve ,belíssima cultura brasileira
Uma dúvida simples aqui: o “A História do Nordeste na Voz de Luiz Gonzaga” não é de 1954? Que eu saiba, foi um dos primeiros elepês dele, embora ainda tenha feito compactos durante a carreira toda. Gostaria que colocassem a data de lançamento, se quiserem.
Abs.
Gostaria de fazer um comentário…
Acho que há uma informação não correta nesse poste, uma vez que esse disco, LP selo RCA Victor – BPL 3004, de fato é no formato vinyl de 10 polegadas, contendo, isso sim, oito faixas, como era o padrão daquele formato de gravação do início da era dos discos long-playings.
Agradeço às excelentes e raras postagens desse blog.
Abraços
Francisco