Quem somos

Somos uma rede filantrópica colaborativa de colecionadores e músicos.

Uma comunidade que se conheceu e se comunica virtualmente, unidos em torno de uma paixão comum, o forró tradicional.

Quer saber mais da nossa história?
Continue navegando neste portal.

Um grade abraço,
DJ Ivan

Continue Navegando

Facebook

A história do nordeste – Na voz de Luiz Gonzaga

capa

Durante a história da música popular brasileira, vem os ritmos do longínquo nordeste ganhando foros de civilização, deixando as rústicas cabanas de taipa – onde é dançada no chão de barro batido, à luz bruxoleante de fumacentos lampiões – para ascender aos mais aristocráticos ambientes.

Todavia, há um fato importante a observar, a popularidade da música nordestina (côco, rojão, frevo, baião, etc.) se deve a um sanfoneiro, um músico e compositor que fez escola. Trata-se evidentemente, de Luiz Gonzaga, carinhosamente apelidado de “Lua”.

Luiz Gonzaga aproveitou motivos de sua terra e incorporou-se em luzentes composições musicais representados neste álbum. Gravado pela RCA Victor esse LP de 8 polegadas apresenta oito números bem representativos da literatura musical nordestina, seis dos quais de co-autoria do próprio Gonzaga. (Texto e disco enviados pelo DJ RICK)

A história do nordeste – Na voz de Luiz Gonzaga
RCA Victor

01 – Paraíba (Humberto Teixeira – Luiz Gonzaga)
02 – Respeita Januário (Humberto Teixeira – Luiz Gonzaga)
03 – Saudade de Pernambuco (Sebastião Rosendo – Salvador Miceli)
04 – O Xote das Meninas (Zé Dantas – Luiz Gonzaga)
05 – O ABC do Sertão (Zé Dantas – Luiz Gonzaga)
06 – Acauã (Zé Dantas)
07 – Algodão (Zé Dantas – Luiz Gonzaga)
08 – Asa Branca (Humberto Teixeira – Luiz Gonzaga)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

11 comments

  • Isaac Benevides

    Olá pessoa do Forró em Vinil,

    Achei muito interessante o trabalho de vocês em querer divulgar um pouco mais da Cultura Nordestina para quem tem interesse. Muito bacana… Aproveitando peço a gentiliza de consertar o Link A História do Nordeste na Voz de Luiz Gonzaga pois estar quebrado… Valeu e continuem esse trabalho…

  • evieline

    ai naum gostei muito pois eu queria como o forró surgio mais pra quem quer saber sobre a historia do nordeste ai tá muito bom…

  • Nilton Santos

    Parabéns pela iniciativa de preservação dos valores originais do Nordeste. Muito boa a programação e a possibilidade de compartilhamento de coisas preciosas que vocês conseguiram colher. Isto significa difusão da cultural nordestina, pelo que há de melhor.

  • Luiz Souza

    Muito obrigado! Muito obrigado mesmo, amigos.

    Esse era um dos discos que eu colocava pra minha tia-avó, quase cega, ouvir. Era um dos únicos inquebráveis que ela tinha. Identifiquei, pois, lembrava-me de que não era um 12 polegadas e que tinha Acauã. E eu acho que a capa era vermelha.

    “O nego tá gordo que parece um major!”

    PS: tou procurando “Macapá” aqui no site, mas ainda não achei.

  • Carlane Caires

    Gostaria de saber qual data deste LP, pois temos um que foi de meu Pai, e já procurei na capa, e no próprio disco e não encontrei.
    Ficarei muito grata se puderem me ajudar.
    Carlane

  • Fernando Augusto

    Uma dúvida simples aqui: o “A História do Nordeste na Voz de Luiz Gonzaga” não é de 1954? Que eu saiba, foi um dos primeiros elepês dele, embora ainda tenha feito compactos durante a carreira toda. Gostaria que colocassem a data de lançamento, se quiserem.

    Abs.

  • Francisco Miranda

    Gostaria de fazer um comentário…
    Acho que há uma informação não correta nesse poste, uma vez que esse disco, LP selo RCA Victor ‎– BPL 3004, de fato é no formato vinyl de 10 polegadas, contendo, isso sim, oito faixas, como era o padrão daquele formato de gravação do início da era dos discos long-playings.
    Agradeço às excelentes e raras postagens desse blog.
    Abraços
    Francisco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *