Luiz Wanderley – Espetacular
O áudio é uma colaboração do José de Sousa, de Guarabira, PB, as capas são minhas.
“Luiz Wanderley nos anos 60 participou de um filme da Atlântida, com a Música Carolina, não a Carolina de Luiz Gonzaga, nem tão pouco a de Chico Buarque de Hollanda, mas sim a dele própria; em ritmo de rock falava da perna da Carolina. Período que o rock-n-roll estava começando no Brasil “contagiando” a moçada. Sendo um artista completo, versátil e satírico, fazia imitação de vários cantores, cantava em todos os ritmos, chegava a ser confundido com outros cantores da época.”
“Em 1963, ele regravou a música Número um, em ritmo de bolero, a qual fez muito sucesso por todo nordeste, especialmente em Recife, tornando-o ainda mais conhecido na região e revelando sua outra vocação como interprete de boleros. Sua atuação era mais na Bahia e as regiões sul e sudeste. Teve contratos nas rádios Nacional e Mayrink Veiga no Rio de Janeiro. Aqui no Recife, fez várias apresentações na TV Jornal do Commercio-Canal 2, no programa “Você faz o show”, do saudoso apresentador Fernando Castelão.”
“Luiz Wanderley fez escola na sua maneira “sui-generis” de cantar! Os mais antigos lembram de seus sapateados, do côco-rojão, das “mungangas”. Foi ele o precursor do “forró buliçoso”, deu alma ao forró. Seus seguidores são muitos, pois, deixou um grande legado artístico.” (Palavras do Azaury G. Ferreira)
Orquestra Regional e Coro, sob regência do Maestro Élcio Alvares.
Luiz Wanderley – Espetacular
1960 – Chantecler
01. Mineiro sabido (Luis Wanderley / Elias Soares)
02. A sopinha do Zarur (Luis Wanderley / Elias Soares)
03. O cozido do papai (Luis Wanderley / Elias Soares)
04. Baião italiano (Luis Wanderley / José Batista)
05. Deixa o baiano vivê (Luis Wanderley / Milton Gomes)
06. Futucando (Luis Vieira / Timóteo Martins)
07. Mary (Luis Wanderley / Ari Monteiro)
08. Bossa nova de araque (Luis Wanderley / José Batista)
09. Gaúcho macho (Luis Wanderley / Elias Soares)
10. O Homem de Caxias (Luis Wanderley / Elias Soares)
11. Carolina (Cláudio Paraíba / João Barone)
12. Brigitte Bardot (Luis Wanderley / José Batista)
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
Formidável a obra do Luiz Wanderley.
Eu adoro as músicas dele.
Parabéns ao blog Forró em Vinil por disponibilizar mais essa gema!
Maravilhoso! Espetacular! Luiz Wanderley, Gordurinha, Catulo de Paula e Jackson do Pandeiro deram régua e compasso para os tropicalistas. Eles são verdadeiros gênios da música brasileira.
Ivan,
Está excelente a postagem do LP: LUIZ WANDERLEY – ESPETACULAR! Obrigado pela inclusão do meu modesto comentário neste trabalho. Descrever o LUIZ é muito prazeroso para mim, minhas palavras são ainda inalcançáveis para falar da grandeza desse artista. Parabéns!!!
Uma grande abraço.
Azaury G. Ferreira
( TEXTO REVISADO
O cantor e compositor Luiz Wanderley de Almeida, compôs centenas de músicas de todos os gêneros musicais. Além disso, participou de dois filmes em 1960. foram eles VAI QUE É MOLE, apresentando a música MINEIRO SABIDO e SÓ NAQUELA BASE, com o rock CAROLINA. Nesses filmes de chanchadas, estavam com ele: Ankito, Grande Otelo, Jô Soares, Dercy Gonçalves, Renato Restier, Carlos Imperial e Ronaldo Lupo
foi uma grande emoçao ter visto o rosto do luis vanderlei levei decadas esperando por isso, infelizmente ele nao esta mais entre nos,porem para mim teve grande importancia,,,por isso se existir alguem que saiba mais sobre ele me faria muito mais feliz ainda…alessandra-ipiranga-sao paulo-sp
Marcia Sõnia,
As datas do nascimento e da morte do cartor já estavam mentionadas na mensagem anterior a sua. Para complementar a sua informação o Luiz Wanderley está sepultado no povoado de Salema, que é distrito de Rio Tinto -_PB.
Boa tarde!! Alguém poderia me informar em que ano ou em qual disco do Luiz Wanderley a canção “saudades de Leopoldina” foi gravada?