Benício Guimarães – Vitamina tipo D

benicio-frente1

Tudo que sei sobre o sanfoneiro Benício Guimarães é que ele é pai do Zé Neto, zabumbeiro do Trio Araripe. Ele andou fazendo alguns shows aqui em São Paulo há uns dois anos, infelizmente não pude ir a nenhum, mas o PC foi e disse que é muito bom.

Com seu nome registrado em todas as músicas desse disco, Benício Guimarães é um grande compositor, autor de diversas canções, algumas gravadas por grandes nomes do forró como Azulão de Caruaru, Os 3 do nordeste e Jackson do pandeiro, entre outros.

benicio-verso1

Gravado em 16 canais, com o Zé Neto tocando zabumba e o próprio Benício na sanfona, com duas instrumentais, as últimas de cada lado do disco, destaque para a faixa título, um xote bem safado, “Vitamina tipo D” e para “forró na fazenda” regravada nesses últimos tempos pelo Trio Araripe na voz de Tiziu.

Benício Guimarães – Vitamina tipo D
Art discos

01. Vitamina tipo D (Benicio Guimarães – Galileu)
02. Decisão junina (Benicio Guimarães – Mathuzalem)
03. Tipo de criança (Benicio Guimarães – Ramira Gentille)
04. Forró na fazenda (Benicio Guimarães)
05. Sapo realejo (Benicio Guimarães – Zé do Rojão)
06. Reforma agrária (Benicio Guimarães – Renato Moreno)
07. Baião da boa vontade (Renato Moreno – Tito Mendes)
08. A siricora (Benicio Guimarães)
09. Flor morena (Benicio Guimarães – Chico Santana)
10. Chá de moringa (Benicio Guimarães)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

2 comments

  • SHEYLA CRUZ DO VALLE

    Para os fãs e admiradores de Benício Guimarães e pra vocês do Forró em Vinil, em especial para o amigo Dj Ivan; vai aqui uma ligeira pincelada sobre como e porque o Benício compôs a música título deste disco ” VITAMINA TIPO D “.

    Numa das muitas tardes que passei ao lado do Benício; Guima ou Guimarães (como costumo chamá-lo), ele me contou, que o velho Venâncio, da Vemba Produções Artísticas; o mesmo da famosa dupla Venâncio e Corumba (ambos falecidos) lhe lançou um desafio que julgava impraticável e impossivel, à despeito de sua inteligência e coragem. Eram os dias temíveis da DITADURA MILITAR, onde tudo era censurado e proibido e ele deveria compor uma letra que tivesse elementos obviamente censuráveis e ferindo as normas e princípios de então, mas que ele conseguisse que fosse LIBERADA PARA IMPRENSA.
    Com a gravação do LP “VITAMINA TIPO D” , ele venceu o desafio proposto pelo Venâncio, as imposições da censura e ainda conseguiu ousada e inteligentemente que o LP tivesse como título o nome da música de duplo sentido que fora inacreditavelmente LIBERADA PELA CENSURA.
    Isto foi uma façanha ! E as composições do Benício Guimarães, não costumam ser de duplo sentido…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *