CD – Camarão – Camarão plays forró
“Um dos maiores sanfoneiros do Nordeste brasileiro, Reginaldo Alves Ferreira, mais conhecido como Camarão ou Maestro Camarão, nasceu em Fazenda Velha, Brejo da Madre de Deus, Pernambuco, no dia 23 de junho de 1940.
Aprendeu a tocar sanfona observando os movimentos do seu pai, o sanfoneiro Antônio Neto, que o levava para as festas onde tocava. Depois, segundo ele, se aperfeiçoou “ao ouvir Luiz Gonzaga e ao estudar os métodos de Mário Mascarenhas”.
Aos 18 anos, conheceu Luiz Gonzaga, que considera seu grande mestre, embora não esqueça os ensinamentos paternos. Foi um grande amigo e parceiro do rei do baião, com quem participou de 28 gravações, entre discos long plays, 78 rotações e CDs.
Formou com os músicos Jacinto Silva e Ivanildo Leite seu primeiro conjunto musical, o Trio Nortista e, em 1968, criou a primeira banda de forró do Brasil, a Banda do Camarão, e ainda a Orquestra Sanfônica de Caruaru.
Contemplado como Patrimônio Vivo de Pernambuco, através da Lei estadual nº 12.196, de 2 de maio de 2002, Mestre Camarão segue ensinando a sua arte, que, no Brasil, tem um sotaque bem nordestino.” (Trechos extraídos de um texto de Lúcia Gaspar, no sítio da Fundação Joaquim Nabuco)
Essa é uma colaboração do Arlindo, que mora há um tempão na França, é fã do nosso Blog e não consegue deixar de ouvir o nosso querido forró.
Esse CD foi gravado no Teatro Apolo, em Recife – PE, em 11 de Setembro de 1995. Os músicos foram: Reginaldo Alves Ferreira “Camarão” (acordeon); Joana Angélica, Léo (vocais); Paulo Guimarães (Violas de 6 & 10 cordas); Arlindo dos oito baixos (Fole de oito baixos); Quartinha (zabumba); Zeca Preto (triângulo); e Menininho (agogô).A curiosidade fica pelo fato de que só foi lançado no exterior, por esse selo inglês, Nimbus.
Camarão – Camarão plays forró
1998 – Nimbus Records
01. Forró pro Quartinha (Camarão)
02. De mala e cuia (Anastácia – Dominguinhos)
03. Dedilhando (Camarão)
04. Tenha dó (Kim de Oly – Lucimar)
05. Arredor da macambira (Januário)
06. Quadrilha pernambucana (Arlindo dos oito baixos)
07. Que nem jiló (Luiz Gonzaga – Humberto Teixeira)
08. Canhoto (Camarão)
09. Sabiá (Zé Dantas – Luiz Gonzaga)
10. Forró da pesada (Camarão)
11. Meu Cariri (Rosil Cavalcanti)
12. Em cima da linha (Arlindo dos oito baixos)
13. Forro beberibe (Arlindo dos oito baixos)
14. Tareco e mariola (Petrúcio Amorim)
15. Forro chorão (Camarão)
16. Medley
- Paraíba(Luiz Gonzaga – Humberto Teixeira)
- Algodão (Luiz Gonzaga – Zé Dantas)
17. Lamento sertanejo (Dominguinhos)
18. Neném mulher (Pinto do acordeon)
19. Baiao (Luiz Gonzaga – Humberto Teixeira)
20. O fole roncou (Nelson Valença – Luiz Gonzaga)
Esse trabalho não está disponível aqui no Brasil, para baixá-lo, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
Apenas para completar o que o colega Arlindo disse: Esse disco surgiu depois de um encontro de Camarão com um Francês que veio à Recife. O estrangeiro ficou fascinado com o gênero e propôs a gravação de um disco pra divulgar o forró na Europa. O detalhe, contado por Camarão, é que apenas os próprios músicos estavam presentes no teatro. Neste ano ele “montou” um CD chamado: Camarão ao Vivo a partir deste CD por vocês apresentados, mas excluindo as não-instrumentais do original, como forma de disponibilizar este trabalho aqui no Brasil. Por sinal é o CD mais recente dele. Um abraço.
Não tem prá ninguém: Camarão, Joana Anjélica e Arlindo dos oito baixos;só o melhor de Pernambuco.
Prezado amigo camarao esse cd ezta dw maYoues adraco nego