Zé do Baião – O rei da alegria
‘Um batalhador sem grandes oportunidades !!’ – Eis a definição para Zé do Baião dada por Dominguinhos no programa Ensaio de 1989. Dele, Dominguinhos já gravou o baião Ingratidão.
Neste LP de 1982, Zé do Baião mostra algumas de suas composições e de outros compositores.
Destaque para os xotes “Vem meu bem” e “Fundo de Garantia” e o forró “Menino de Feira.” (Texto e disco enviados pelo Cacai Nunes)
Zé do Baião – O rei da alegria
1982 – Rodeio
* 01. Ela voltou (Zé do Baião – Garcia Gambeiro)
* 02. O zabumba de itú (João Caetano da Silva)
* 03. Quando a mulher deixa a gente (Antonio Trajano – Chico Santana)
* 04. Menino de feira (Eddy Franco – Biboca)
* 05. Vem meu bem (Zé do Baião)
* 06. Pego no seu mocotó (Zé do Baião – José David – Édson Bispo)
* 07. Uma ilusão (Garcia Gambeiro – Zé do Baião)
* 08. Um burro chamado alfredo (Antonio Trajano)
* 09. Fundo de garantia (João Caetano da Silva)
* 10. Pensar no futuro (Zé do Baião)
* 11. Jogo de buraco (Bráulio de Castro)
* 12. Meu pézinho de cajueiro (Zé do Baião)
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
O Zé do Baião é praticamente o primeiro cantor nordestino de São Paulo, criatura mais nobre e pura que encontrei na vida artistica e desses valores que o tempo jamais apaga.
Eu tinha aproximadamente 12 anos (1966) quando recebemos em casa, em Andradina-SP, a figura que era ilustre na época, “Zé do Baião”. Nós não tínhamos aparelho de TV, mas ficamos sabendo por ele que sempre participava do Programa do Pedro Sertanejo e também vimos notícias na revista Melodias. Ele pegou meu acordeon de oito baixos “Scalinha” e demonstrou sua “performance”. Depois aquela figura simpática e carismática deixou sua impressão sobre seu talento e sobre alguns dons artísticos que eu já demonstrava, dizendo: “caro, sobrinho, hoje o artista não tem valor”. Foi assim que conheci meu tio, o irmão caçula de minha mãe, Ernestina Pereira (Lima) Holanda. Caro Tio, onde estiver, um grande abraço. Saudades.
Zé do Baião participou várias vezes do programa de TV “Chapéu de Couro”, comandado pelo Jorge Paulo.
Ze do Baião;
Voce tocou na banda de música da Policia Militar do Piaui; tocou no Regional da Rádio Difusora de Teresina ao mlado de Panfilio Abreu;
Foi bom saber que estás gosando de boa saúde;
Um abraço amigo dos tempos distantes e das festas da Paisandú.
Antonio Barradas.
altamirbarradas@hotmail.com
Zé do Baião:
Onde está voce meu amigo sanfoneiro e cantor; onde poderemos encontrar as suas obras;
Grande sanfoneiro
altamirbarradas@hotmail.com
“‘Um batalhador sem grandes oportunidades !!’ – Eis a definição para Zé do Baião dada por Dominguinhos no programa Ensaio de 1989.”
Feliz definição dada por Dominguinhos. Contudo, ele e outros grandes nomes da MPB regional como Elba Ramalho, Alceu Valença, Zé Ramalho, entre outros, deveriam ter feito sua parte para combater esse ostracismo por que passam os grandes forrozeiros do passado. Eles poderiam, por exemplo, criticar em público o esquecimento do forró dos anos 50, 60 e 70 e incentivar o lançamento dessas relíquias em cd. Mas o fato é que, infelizmente, nem mesmo a nossa elite intelectual está preocupada com o fato de o forró tradicional estar esquecido. E do jeito que as coisas vão o forró vai virar coisa de museu.
Que disco espetacular!! O Zé do Baião é show!!! Adorei a música “O zabumba de itú”. É um dos melhores xotes que eu já ouvi. Se for possível arranjar mais discos desse monumento do forró eu ficarei muito grato.
Sou sobrinha do ze do baiao, filha do Janjao alguem tem noticias dele, meu pai quer muito ve lo
A gente tem contato com ele sim, meu pai é o Castanheiro…entra em contato no meu e-mail tatubatera@hotmail.com que a gente te passa o endereço dele. ok ?
Tatu.