Elino Julião e Jacinto Silva – Xodó de lado
Pra fechar a semana com chave de ouro, um disco passado pelo DJ Tick, mas como ele anda muito atarefado no trabalho e o forró não pode esperar, fiz a postagem.
Jacinto Silva, nascido em 1933 , em Palmeira dos Índios – AL, cantor, compositor e mestre do coco de roda. Discípulo de Jackson do Pandeiro. Iniciou sua carreira em 1942. Em 1962 gravou na Mocambo seu primeiro disco. Ao longo da carreira gravou 24 LPs e dois CDs.
Elino Julião da Silva, ou apenas, Elino Julião, nascido em 13/11/1936 em Timbaúba dos Batistas – RN. Cantor e compositor, nasceu no sertão do Seridó. Seu pai, Sebastião Pequeno, era tocador de cavaquinho e concertina. Aos 14 anos foi para Natal. Iniciou a carreira nos anos 1950 apresentando-se na Rádio Poti e no Forró da Coréia. Aos 18 anos, foi convidado por Jackson do Pandeiro para se integrar ao grupo que o acompanhava.
Gravou o primeiro disco em 1961 pela Sertanejo. Na década de 70 foi um dos artistas mais populares, inclusive em termos de venda de discos da gravadora CBS. Teve composições gravadas por importantes nomes da música brasileira, como Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jorge de Altinho. Em cerca de 30 anos de carreira, gravou mais de 30 discos. Os últimos dois CDs lançados foram “A mulher é quem manda” (2005) e “Dentro do Movimento” (2006), ambos independentes.
Direção artística de Abdias, no lado A, destaque para “Na unha do guaxinin” do próprio Elino em parceria com Aurino Francisco e no lado B, na interpretação de Jacinto Silva “Eu gosto dela” de Juarez Santiago e Adolfo José.
Elino Julião e Jacinto Silva – Xodó de lado
CBS – 1973
Lado A:
Elino Julião
01 Na unha do guaxinin (Elino Julião – Aurino Francisco)
02 Tem mais gente (Demétrrio Silva – Reinaldo Fernandes)
03 O namorado da pantera (Elino Julião – Marco Antonio)
04 Nossa senhora da apresentação (Elino Julião)
05 Severino de tal (Alvaro Castilho – Antonio Aguiar)
06 Chi – pi – ri – bi – bi (Zé do baião – Adinil P. dos Santos)
Lado B:
Jacinto Silva
07 Eu gosto dela (Juarez Santiago – Adolfo José)
08 Mariana (Janduhy Finizola – Jacinto Silva)
09 Pescador de primeira (Francisco Azulão – J.R. Oliveira – Agenor Madureira)
10 Balanço balancear (Janduhy Finizola)
11 Na fulô (Buco do pandeiro – Chico Mendes)
12 Xodó de lado (Brito Lucena – Ivan Bulhões)
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
tenho um vinil do saudoso coronel LUDUGERO inedito da decada de 1960, LP A INLEIÇAO DE LUDUGERO raridade, como faço para mandar o em mp3. Aguardo
quero musica dos 3 do nordeste o primeiro LP e o sergundo (ranquel)
Sou colecionador e uma das coisas que gosto nesta vida é o forró autêntico. O forró é o sangue que corre na minhas veias. Por sua vez, não curto essas bandas modernas que só fazer PORCARIAS. O meu Ídolo é Luiz Gonzaga, mas teno em minha Discoteca cerca de 30 forrozeiros. Desses mais modernos ainda dá escutar e colecionar, Assião, Jorge de Altinho, Flávio José, Alcimar Monteiro e Amazan. As bandas de forró, eu não me ocupo, porque elas são muito ruim e me dão estressa, ao invés de me dá satisfação e prazer.
Diante de tanta raridade, sinto falta da discografia do Elino Julião. Ele que deu uma imensa contribuição ao nosso autêntico forró.
Dentre tantas coletâneas e discos já postados, ainda faltam os seus discos e coletâneas principais, que tenham músicas com O BURRO, POR ESSAS E OUTRAS, MINHA VIDA É UM MISTÉRIO, etc.
Visitei o site do cantor e verifiquei a sua discografia. Tem muita coisa que a turma daqui que posta coisas que ninguem mais lembrava, bem que poderia fazer um esforço e nos brindar com esse grande artista.
Sou da Paraíba, mas na minha infância escutei muito Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Elino Julião. Deste último eu sinto falta. A impressão que dá é que ou os seus discos são muitos difíceis de encontrar ou ainda não conseguiram dar a Elino o seu reconhecimento merecido.
No mais, parabéns pelo site. Viva a nossa cultura nordestina e o nosso verdadeiro forró.
Valeu…
suo fâ do rítimo brega
marcos a discografia do elino juliao ja esta quase toda postada no forroemvinil so falta alguns compactos do inicio de sua carreira .abraço de ze lima de niteroi.