Gerson Filho – Oito baixos brasileiros
Gerson Filho, nasceu numa fazenda próxima de Penedo – AL, isso em 1928. Aprendeu a tocar sanfona ainda criança. Além de compositor, tornou-se um dos grandes sanfoneiros de oito baixos, ficou conhecido como o ‘Rei dos oito baixos nas quadrilhas’, com uma longa carreira, que foi muito bem registrada, numa bela discografia.
Em 1948, foi para o Rio de Janeiro, onde gravou seu primeiro disco, um 78 RPM, em 1953, pela gravadora Todamérica. Em 1958, assinou contrato com a RCA, onde gravou cerca de 10 Lps. Em 1969 voltou para o nordeste, dessa vez para morar em Aracajú – SE. Assinou com a Continental no início da década de 1970, gravando outros 10 Lps.
Por sua importância como referência da musicalidade e da cultura nordestina, foi criado, em Alagoas, o Troféu Gérson Filho de Cultura Popular. Neste disco, destaque para “Solte o bode” e “Segura a dama”.
Gerson Filho – Oito baixos brasileiros
1972 – Music Color
* 01. Oito baixos brasileiros (Gerson Filho)
* 02. Solte o bode (Gerson Filho)
* 03. Dá o serviço, moço (Gerson Filho)
* 04. Pot-pourri de tangos:
- A média luz Edgardo Donato – Carlos C. Lenze)
- Cantando (Mercedes Simone)
- Figura de mulher (Gerson Filho)
* 05. Desafiando o galo (Gerson Filho)
* 06. A pisada é esta (Gerson Filho)
* 07. Feriado no sertão (J. Luna)
* 08. Eu toco assim (Gerson Filho)
* 09. Sertão do meu Brasil (Gerson Filho)
* 10. Mariazinha (Gerson Filho)
* 11. Segura a dama (Gerson Filho)
* 12. Prende o chinelo, menina (Gerson Filho)
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
Acho de suma importância resgatar o trabalho de Gerson Filho, alagoano de Penedo e que nos envaidece bastante. Ele passou por várias gravadoras, mas seu trabalho pela RCA VICTOR é top de linha. Um abraço.