Adailton Amaral – Seus sucessos de forró pé-de-serra
Recebemos essa coletânea do próprio Adailton Amaral, através de seu amigo pessoal, Adalberto, que gentilmente nos ajudou a recolher as informações sobre as músicas. A coletânea reúne os sucessos de autoria do Adaílton Amaral gravados por outros artistas.
Pela mescla de músicas com diferentes qualidades de gravação, concluímos que se tratava de uma coletânea de divulgação. Normalmente não divulgaríamos esse tipo de coletânea, mas como essa veio do próprio autor, acreditamos que seja válido apresentá-la, no intuito de enaltecer o trabalho desse grande compositor.
Adailton Lira do Amaral, nasceu em 29/11/38, na cidade de Duas estradas – PB, quando esta ainda era município de Caiçara. Compositor e sanfoneiro, é um incansável defensor da música nordestina. Sua dedicação e amor à pesquisa musical são incomparáveis. Grande tem sido seu desempenho no sentido de enriquecer a cultura musical de sua região. (Resumo do seu release)
Com músicas gravadas por Zé da Ema, Severo, Flávio José, Pinto do acordeon, Trio Nordeste e Cylene Araújo, além de duas faixas inéditas na voz do próprio Adaílton. Todas as músicas na voz do Zé da ema foram lançadas no LP “A cama” de 1981.
Adailton Amaral – Seus sucessos de forró pé-de-serra
Coletânea de divulgação
01. Arrasta-pé na casa grande – Zé da Ema (Adailton Amaral – Severino Candido)
02. Dê uma chance para o coroa – Toinho do rojão (Adailton Amaral-Toinho do Rojão)
03. Muita mulher – Zé da Ema(Adailton Amaral – Antonio Vieira)
04. Forró apertadinho – Severo (Adailton Amaral – Severino Cândido)
05. Puxando o fole – Flávio José (Adailton Amaral-Evilásio Lopes)
06. Forró apertadinho – Zé da Ema (Adailton Amaral – Severino Candido)
07. Nunca mais eu vi – Édson Duarte (Adailton Amaral – Edson Duarte)
08. Vou casar com ela – Zé da Ema (Adailton Amaral – Antonio Vieira)
09. Puxando o Fole – Cylene Araújo (Adaílton Amaral/Evilásio Lopes)
10. Amor de Mariana – Zé da Ema (Severino Candido – Adailton Amaral)
11. Saudade da minha terra – Adailton Amaral (Adailton Amaral)
12. Côco de roda – Zé da Ema (Adailton Amaral – Antonio Vieira)
13. Saudade do meu lugar – Adailton Amaral (Adailton Amaral)
14. Paixão danada – Zé da Ema (Manoel Vidal – Adailton Amaral)
15. O amor que a gente faz – Pinto do acordeon (Adailton Amaral-Pinto do Acordeon)
16. Duas namoradas – Trio Nordeste (Adailton Amaral-Zé Vicente)
Para baixar essa coletânea de divulgação, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
Amigo Dj Ivan, é com grande prazer que faço aqui pela primeira vez o comentário sobre este compositor Paraibano que está muito vivo e ainda tem muita história para contar. Esta coletânea que ele me passou com arquivos retirados de vários LPS em vinil, alguns com alguns chiados de fundo, mas vale pelo histórico e pela raridade que você gentilmente postou no seu site que por sinal é muito legal e perfeito. Estou divulgando apartir de então, o amigo ADAILTON AMARAL logo mais na web radio RECORDAR FAZ BEM que montei. Vou dedicar espaço a música tradicional do forró pé de serra e valorizar estas raízes. Um grande abraço e deixe seu comentário também no meu site da wb radio. abs.
Comunicamos com pesar o falecimento de Adailton Lira do Amaral, em 26.06.2011, de morte natural, em João Pessoa-PB
Triste a despedida de um mestre na arte de compor . Mas como tudo que nasce morre ,infelizmente foi a vez e hora de Adailton Amaral ,eternas saudades de um grande mestre da cultura nordestina ,que ate pra o seu desencarne escolheu o dia 26/06 mes este onde se comemora o apice do autentico forro pe de serra .
Saudades ,eternas saudades .
Herbert Ramalho, li sua notícia acima ostada no dia 26.06.2011 as 05.38hs, o Adailton Amaral faleceu nesta data?. Não soube de ninguém esta notícia. Você tem alguns telefones dele disponíveis, digo da família, pois eu não tenho mais,me manda por e-mail, pois gostaria de falar com os familiares dele. Se realmente ele se foi desta vida neste ano, foi para mim uma surpresa muito grande, pois um dia desses o vi na feira de Tambaú comprando legumes, não deu para falar com ele, passei rapidamente de carro, mas me emociono agora se tivesse parado, tinha falado com ele sobre a homenagem que venho fazendo tocando suas composições na web radio RECORDAR FAZ BEM. Me confirme detalhes da morte dele, como foi, e quando foi o sepultamento.
Eternizado pelas cançoes teremos o privilegio de com saudosismo apreciar a sensibilidade musical deste que foi sem duvida um dos maiores apreciadores da tradicional musica paraibana. Parabens a todos os responsaveis por essa web page.
Caro Adalberto Ferrari, só hoje retornei a esta página, alertado pela viúva de adailton, que soube do seu comentário atráves de terceiros. De fato Adailton faleceu em 26.06.2011 de diabetes, passou cerca de uma semana em crise, adoeceu de uma vez embora tivesse a doença há muitos anos desde os anos 80. O músico era casado com ana e deixa uma filha de nome alice. era aposentado do estado, onde prestou serviços no Espaço Cultural. Em sua cidade natal Duas Estradas estava planejando organizar uma Biblioteca, já tinha um bom acervo para começar,o qual foi repassado. pretendia ser sepultado onde nasceu, mas esse último desejo não pode ser atendido em razão da família estar quase 100% na Capital, o que dificultaria a última homenagem e a conservação do túmulo. o sepultamento foi no Boa Sentença no dia seguinte ao falecimento. nosso e-mail é srr35@uol.com.br para maiores informações.