Por onde anda Camarão?
Recebemos do Vagner Vieira Bigliardi, frequentador do Blog, o link para a seguinte notícia:
“Com o apoio do governo, pago o plano de saúde”
Quando foi imaginada, uma das prioridades da Lei do Patrimônio Vivo, em vigor em Pernambuco desde 2002, era garantir uma renda para que garantir a sobrevivência dos mestres populares e, consequentemente, a sua produção.
No caso de Camarão, mestre sanfoneiro de Recife, esse objetivo foi levado ao pé da letra:
– O incentivo do governo ajuda muito É com ele que pago meu plano de saúde – diz o Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Uma das primeiras personalidades do estado a receber o título, Reginaldo Alves Ferreira tornou-se Mestre Camarão por conta de suas bochechas avermelhadas.
Durante um show para uma rádio local, o cantor Jacinto Silva brincou com as bochechas do cantor e, inadvertidamente, criou a alcunha que acompanharia Reginaldo pelo resto de sua vida.
Nascido em 1940, Mestre Camarão começou a tocar sanfona de oito baixos com sete anos. Acompanhava seu pai, o também sanfoneiro Antonio Neto, nas festas em que ele tocava.
Mais tarde, aperfeiçoou seu talento, tendo contato com muitos músicos reconhecidos, como Sivuca, Hermeto Pascoal e principalmente, Luiz Gonzaga, com quem gravou “Garoto do Grotão”. Foi Mestre Luz, aliás, quem produziu os dois primeiros álbuns da banda de Camarão, considerado o primeiro conjunto de forró do Brasil.
Mestre Camarão foi um dos pioneiros a introduzir no ritmo regional arranjos de sax, trompete e trombone.
Há cerca de quatro anos, passou um mês hospitalizado e perdeu os rins. Por conta disso, faz hemodiálise três vezes por semana, o que o impede de viajar.
Hoje, dedica-se principalmente a repassar o que sabe na Escola Acordeom de Ouro, criada por ele mesmo, onde ensina pessoas de 5 a 70 anos. A Escola fica no bairro de Areias, onde Camarão reside.
– Não tenho nem idéia do número de alunos que já tive. Tenho ex-alunos meus tocando por todo o país. Você mora em Salvador, não é? Sabe o cantor Ademário Coelho? Tem um aluno meu tocando com ele, o Marquinhos – afirma.
Transmitir seu conhecimento é um dos requisitos de possuir o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco – e de todas as outras leis voltadas à valorização dos mestres populares. Segundo Camarão, o título teve um impacto significativo em sua vida. “Mudou muita coisa. Você passa a ter um nome mais destacado, abrem-se os caminhos”, revela.
O Mestre, entretanto, avisa: esse reconhecimento não é para qualquer um.
– Se sou Patrimônio Vivo, é porque tenho uma bagagem de coisas feitas. Tem que ter realizações, tem que ter o que ensinar – pondera. (Fonte)
Pelo menos o governo pernambucano tem consciência dos mestres que tem!
Infelizmente, no caso do Camarão nem podemos trazê-lo ao Sudeste para shows, mas podemos prestigiá-lo, reconhcer o dom e admirar uma obra tão bonita!
O “Camarão” é um dos grandes mestres do acordeon que temos; Portanto é justo que o Governo o ajude financeiramente. Nos dias atuais é muito difícil viver da música.
O Camarão deixou de ensinar a arte de tocar sanfona para os interessados porque o seu estado de saúde não deixa. Também deixou de acompanhar musicalmente alguns artistas porque não tem condições de viajar. Ele tem insuficiência renal e faz hemodiálise três vezes por semana. Às vezes sai da clínica e vai direto pra um show.
O Arlindo dos Oito Baixos está na mesma situação e ainda tem o quadro agravado por sofrer de diabetes.
Meu pai vive uma luta pela sua vida e saude. Mais se tem uma coisa que o faz seguir enfrente e a musica. Se ele pega o seu acordeom e ponhe as pessoas pra dançar ele volta outra pessoa pra casa. Por isso eu e meus irmãos vamos produzir o seu primeiro e historico DVD. Aguardem.