CD – Som da terra – Ao Barro de Vitalino

frente

Colaboração do Lourenço Molla, de João Pessoa – PB

cd

A Som da Terra nasceu em 1975, da ideia de um grupo de amigos de Casa Amarela, bairro popular do Recife. Interessados em tocar a riqueza cultural pernambucana, eles começaram a se apresentar ali próximo, no bairro da Encruzilhada, na Avenida Norte, no Bar Veneza. Já no primeiro ano de formação recebeu um incentivo extra, sendo considerada “A Melhor Banda do Ano”, título concedido pela Rede Bandeirantes. Depois disso, mudou algumas vezes seus integrantes, mas não parou mais de tocar.

No Recife, apresentou-se durante 13 anos no famoso “No Meio do Mundo”, bar que cativou uma geração. Iniciou as apresentações musicais no “Cavalo Dourado”, do Jockey Club, e, em 1983, introduziu o Trio Elétrico “Tropical Som da Terra” no Carnaval. Eles invadiam com alegria a Avenida Boa Viagem e a Ilha de Itamaracá, tendo participado da criação da Turma do Pinguim, na qual permaneceram por mais de 6 anos.

verso

O sucesso tamanho é mantido até hoje. Em todos os anos no desfile do Galo da Madrugada, o Som da Terra, em cima de um trio elétrico, arrasta uma multidão com sua música autenticamente pernambucana. Durante os mais de 30 anos de carreira, o grupo também acompanhou grandes nomes da Música Popular Brasileira, a exemplo dos grandes Jair Rodrigues, Luiz Gonzaga, Paulo Diniz, Dominguinhos, Sivuca, Alceu Valença, Roupa Nova, MPB-4, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Lenine, entre outros.

São vários discos gravados, um deles premiado com o Disco de Ouro, pela vendagem de 140 mil cópias, quando obteve reconhecimento nacional e internacional com a música “Balança o Saco”. A canção foi tida pela crítica nacional como a mais tocada no carnaval de 1986. Depois disso, o grupo se apresentou em todos os estados do país, participando de várias gravações de programas de TV, como Chacrinha, Som Brasil, Clube do Bolinha, Sílvio Santos, Raul Gil, entre outros, e também realizou apresentações em outros países. Diversas músicas da banda foram ainda temas de novelas e peças teatrais.

As letras são marcantes e retratam seus costumes: o namoro, o trabalho, a praça da cidade, a devoção aos santos, histórias infantis, folguedos, o rio São Francisco, tantas vezes evocado. Além do trabalho autoral, no qual revela toda a efervescência cultural de Pernambuco, a banda também gravou canções de importantes compositores brasileiros, dando-lhes, na maioria dos casos, novos arranjos.

Som da terra – Ao Barro De Vitalino

01 Cem Anos De Vitalino (Rominho – Kayto – Zé Carlos)
02 Balançando A Praça (Rogério Rangel)
03 Alfazenda (ricardo Cardoso)
04 Saudade Da Minha Terra (rodrigo Porto)
05 Queimada (Guido Uchôa)
06 São Sebastião (Kayto – Zé Carlos)
07 Chico Das Águas (Xico Bizerra – Toinho Alves)
08 Gibão De Couro (Paulinho Viola)
09 Sarro De Amor (Paulinho Viola)
10 Terra De Lampião (Paulinho Viola)
11 Boi Tatá (Marcos Accioly – César Barreto)
12 Fonte De Inspiração (Kayto – Zé Carlos)
13 Se É Bom Me Diga (Mário Teles – Neném)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *