Terezinha de Jesus – Pra incendiar seu coração

terezinha-de-jesus-1981-pra-incendiar-seu-coraaao-capa

O áudio é uma colaboração do Roberto de Brito, que atualmente mora fora do Brasil, mas morre de saudades daqui e por isso levou digitalizados para a gringa alguns LPs de sua coleção particular. Ele nos enviou todos os discos da Terezinha de Jesus, os quais publicaremos na velocidade com que eu conseguir garimpar as capas. Felizmente no caso desse LP, que eu tenho também, pude fotografar as capas com boa qualidade.

terezinha-de-jesus-1981-pra-incendiar-seu-coraaao-selo-aterezinha-de-jesus-1981-pra-incendiar-seu-coraaao-selo-b

Terezinha de Menezes Cruz nasceu em 03/07/1951 na cidade de Florânia – RN. Irmã da também cantora Odaíres e cunhada do cantor e compositor Mirabô, na infância, participou de corais em colégios onde estudou, na cidade de Currais Novos – RN, vizinha à sua terra natal.

terezinha-de-jesus-1981-pra-incendiar-seu-coraaao-verso

O disco foi produzido por Sivuca, que dividiu os vocais com a cantora em “Eu vi o mar virar sertão” de Sivuca e Cacaso. Neste LP “Pra incendiar seu coração”, que é o terceiro de sua carreira, contou com a participação especial de sua irmã Odaíres, na faixa “Prece ao vento” de Gilvan Chaves, Alcyr Pires Vermelho e Fernando Luiz. Gravado no Rio de janeiro – RJ, com Coroné na zabumba e Dino no 7 cordas. De uma forma geral, o disco todo é muito bom e dançante.

Terezinha de Jesus – Pra incendiar seu coração
1981 – Epic

01 Amizade (Beto Marques)
02 Quando Chega o Verão (Dominguinhos – Abel Silva)
03 Flor Do Xaxado (Mirabô – Capinam)
04 Prá Incendiar Seu Coração (Moraes Moreira – Patinhas)
05 Amar Quem Eu Já Amei (João do Vale – Libório)
06 Prece Ao Vento (Gilvan Chaves – Alcyr Pires Vermelho – Fernando Luiz)
07 Coração Cigano (Zé Renato – Juca Filho)
08 Por Esse Amor (Ronald Pinheiro – Robertinho de Recife)
09 Couraça (Adler São Luiz)
10 Eu Vi o Mar Virar Sertão (Sivuca – Cacaso)
11 Xote Menina (Robertinho de Recife – Fausto Nilo)
12 Rio Coração (Luiz Sérgio)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

14 comments

  • Messias Adauto de Lima

    Gostaria que se fosse possível colocasse as letras dessas músicas não consegui localizar em site nenhum. Seria até bom que colocasse as letras cifradas.

  • maria lima

    nota 10!!!! essa postagem da terezinha de jesus, parabéns! eu entrei por acaso no site, foi maravilhoso encontrar a terezinha obrigada gente fiquem com Deus.

  • nilsousa

    oii teresinha de jessus finalmente te achei , li toda sua biografia ,e fiquei feliz em saber que vc é minha visinha de cidade ,sou de acari visinha a florânia ,ah vc não lembra mas de nin , eu sou nilsousa que cantei pra vcs no centro de convenções em natal ,sou maluco beleza do nordeste por cantar as musicas de raul seixas um abraço do nilsousa pra vc e seu companheiro falsis o poeta obrigado .

  • Zhumar de Nazaré

    Sou nordestino, de Jaçanã, RN. E morei em Currais Novos, perto de Florânia, onde nasceu Teresinha. Eu tinha esse disco e adorava! Adoro a música “Pra incendiar seu coração”. Lembrei dela agora, baixei-a e tava procurando a letra mas não encontrei. Sou cantor e as músicas de artistas nordestinos que ouvi fazem parte da minha formação musical. Vou incluir Teresinha no meu repertório. Saudades!!! Moro no Pará, mas tou voltando ao Nordeste este ano, em busca das minhas raízes primeiras. Beijo a Teresinha e todos os fãs da música nordestina.

  • Osório Chalegre

    Fiquei muito triste semana passada quando soube que a Terezinha de Jesus hoje vive como mendiga nas ruas de Natal-RN. É muito desprezo pra uma artista que teve sua importância na música nordestina

  • Francisco

    O Osório deve estar delirando, há uns dois anos atrás li na internet uma entrevista da Terezinha e me pareceu que ela estava muito bem e feliz.
    Um beijão, Terezinha!
    Não ligue pro comentário do Osório, ele abusou da Pitú.

  • Marcelo Mota - Mossoró/RN

    O colega Osório Chalegre devia “mariscar” mais um pouco na Internet pra saber se a informação que lhe passaram procede. Tive contato com Mirabô Dantas, cunhado de Terezinha, o qual me falou que a mesma MORA em Natal, e à época estava se recuperando de um problema de saúde, mas repito, MORA, tem uma casa, uma moradia. Ela fez uma apresentação no Projeto Seis e Meia, e continua a se apresentar em Natal. Osório, no You Tube tem um video gravado em 1985, onde Ela faz uma participação no Projeto “Seca D’Água”, que foi uma similaridade com o “We Are the world”, pois em 85 foi muita água no Nordeste. Confira lá, “marisque” que vc vai achar. Eu achei, mas não tenho + o endereço. Até mais.

  • Igor Maxwel

    Eu só queria saber quantos e quais intérpretes gravaram “Prece ao Vento” (Gilvan Chaves, Alcyr Pires Vermelho e Fernando Luiz), porque essa gravação da Terezinha de Jesus e sua irmã Odaíres é uma das mais lindas que eu já ouvi. Se alguém souber o nome dos outros cantores de “Prece ao Vento”, eu ficaria muito feliz e baixaria todas elas. Viva a nossa MPB!

  • Vanusa Lopes

    Imagina se Terezinha mendiga em Natal!

    Ai, como a fogueira tava fria
    Ai, ai, antes de você chegar
    Ai, ai, ai, ai, ví a bela chovia
    Uma lágrima na bacia, era seu nome que ardia
    Mas não chegava á brilhar

    Ai, aiê, ai, aiê, você chegou
    Aiê, e tudo então se iluminou
    Oh, oh, oh, oh, mas foi um rápido clarão
    Chuveirinho prateado, tinha alguém à seu lado
    Escurescendo o salão

    Mas eu pedí à são joão
    Pra incendiar, pra incendiar seu coração
    O que ele fez não me ensinou
    E até hoje ainda sou o seu amor

  • Rosalvo Andrade - Campina Grande/PB

    Para aqueles que pediram as letras das belíssimas canções (e que ainda não tem), eu lembro que todas as letras do álbum estão no verso da própria capa que é mostrada na terceira imagem acima – contando de cima para baixo. Baixa salvar a imagem e aumentar no computador para que as letras possam ser mais bem visualizadas. A foto, pelo visto, não foi tirada com boa resolução e por isso há uma certa dificuldade em reconhecer alguns trechos das letras.

    Por isso, peço gentilmente aos grandes colaboradores do site que procurem postar fotografias com a melhor resolução possível quando desejarem que as letras originais sejam lidas pelos internautas. De todo modo, já é um privilégio muito grande para todos nós termos a oportunidade de ver as capas originais.

    Na canção “Prá Incendiar Seu Coração”, o trecho correto é:
    “Ai, ai, ai, ai, ví a bela QUE chovia”, e não “Ai, ai, ai, ai, ví a bela chovia”. Dá para ler na respectiva capa, fazendo o zoom, que existe esse “que”. Também se alguém prestar atenção no áudio, é possível ouvir que a cantora pronuncia esse pronome.

    Todos os sites em que encontrei a letra apresentam-na com algumas incorreções, sobretudo no trecho aludido. Tem muita gente na web que não dá o devido valor à questão da exatidão das coisas. Se todo mundo erra omitindo a colocação de um simples pronome relativo, imagina no resto!

    Por último, a cantora paraibana Marinês cantou a música “Prá Incendiar Seu Coração” num São João em Campina Grande-PB. Está em http://www.youtube.com/watch?v=MCXocl5JjFs. Como cantava essa paraibana! Outra forrozeira inigualável. Porém, ninguém no mundo é capaz de cantar a referida música com o mesmo deslumbramento com que a Terezinha cantava. Que voz celestial!

    Sites consultados (todos eles mostram o trecho errado):

    1 – http://www.vagalume.com.br/teclinha/pra-incendiar-seu-coracao.html

    2 – http://kdletras.com/teclinha/pra-incendiar-seu-cora%C3%A7%C3%A3o-trecho-1

    3 – http://cadernosdemusica.blogspot.com.br/

  • Italo

    Cifras originais simplificadas da música ‘Pra incendiar seu coração’…
    Tom: Bm

    Estrofe
    Bm | Em | A | D | Am B | Em Gm D Bm Em F# Bm|

    Refrão…
    Bm Em A D Em F#
    Mas eu pedi a são joão…

  • Kinho Ramalho

    Ai, como a fogueira tava fria
    Ai, ai, antes de você chegar
    Ai, ai, ai, ai, ví a vela que chovia
    Uma lágrima na bacia, era seu nome que ardia
    Mas não chegava á brilhar

    Ai, aiê, ai, aiê, você chegou
    Aiê, e tudo então se iluminou
    Oh, oh, oh, oh, mas foi um rápido clarão
    Chuveirinho prateado, tinha alguém à seu lado
    Escurescendo o salão

    Mas eu pedí à são joão
    Pra incendiar, pra incendiar seu coração
    O que ele fez não me ensinou
    E até hoje ainda sou o seu amor… (Bis)

    E até hj ainda sinto seu calor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *