10 polegadas – Zito Borborema – O nordeste canta
Colaboração do José de Sousa, natural de Guarabira – PB. Dessa vez ele nos enviou esse raríssimo 10 polegadas do Zito Borborema.
“Natural de Taperoá, na Paraíba, desde criança ele cantava ‘côco de roda’ nos forrós de sua terra e também em Campina Grande, onde se tornou gente. Numa dessas festas típicas, Zito fez amizade com dois violeiros que o convidaram a dar um salto mais alto em direção à glória artística que o esperava lá fora. Foi ai que o caboclo Zito Borborema se transformou no gigante da música sertaneja que hoje todo o nordeste conhece e admira.” (Trecho do texto de Accacio Ramos, extraído da contra capa)
Esse disco tem duas músicas lançadas anteriormente em 78rpm, são elas: “Mata sete” e “Coro-có-tum”, ambas de Venâncio e Corumba; Outras tres faixas também foram lançadas em 78rpm, porém no mesmo ano e no ano seguinte a esse lançamento. Sendo assim, fica no ar a dúvida se as gravações foram feitas para esse disco ou apenas reunidas para compô-lo.
Zito Borborema – O nordeste canta
1957 – RGE
01 Chão moiadinho (Antônio Barros) Baião
02 Mata sete (Venâncio / Corumba) Coco
03 Você não faz o que eu faço (Edgar Ferreira) Coco
04 Prego batido, ponta virada (Porfírio Costa) Baião
05 Tempo de molecote (Venâncio / Corumba) Xotis
06 Cabra valentão (Antônio Barros) Rojão
07 Baião da corda (Venâncio / Corumba) Baião
08 Coro-có-tum (Venâncio / Corumba) Xaxado
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
Gostaria saber onde morreu Zito Borborema. Grato.
Eu adoro esses forrozeiros antigos até hojé são os melhores. Gostaria de saber como faço pra baixar no meu pc.
Zito Borborema, depois de suas andanças pelo Brasil, retorna para Campina Grande-PB, onde é acolhido por seus familiares no bairro do Jeremias. Ele já retorna convertido ao evangelho e passa a frequentar a Assembleia de Deus do bairro do Jeremias. Dias depois de seu retorno, Zito faleceu em decorrência de infecção intestinal.