Volta Seca – Cantigas de Lampeão
Colaboração do DJ Rogérinho, de São Paulo – SP. Esse é um raríssimo 10 polegadas, de um artista único e de uma história de vida bastante pitoresca.
Volta Seca foi cangaceiro do bando de ‘Lampeão’ e gravou, em 1957, o LP, com apenas oito músicas, “As cantigas de Lampeão”, com arranjos e direção do maestro Guio de Moraes. Algumas faixas desse mesmo disco, foram re-lançadas, décadas depois, pela Eldorado, num LP com o título “A Música do Cangaço”.
Volta Seca chamava-se originalmente Antonio Alves de Souza, sergipano, nascido em Saco Torto, povoado de Itabaiana, provavelmente por volta do ano de 1911, entrou para o cangaço aproximadamente com 12 anos, a convite do próprio ‘Lampeão’, no sertão da Bahia.
Preso no início de 1932 e levado para a Casa de Detenção da Bahia, Volta Seca cumpriu uma pena de 20 anos. Casou-se, teve sete filhos e recomeçou a vida através da música, influenciando artistas como Luiz Gonzaga, dentre outros diversos artistas nordestinos.
A Todamérica lançou esse documentário apresentando Volta Seca como o compositor e intérprete responsável por salvar parte do repertório dos grupos de cangaceiros. Músicas ligadas ao dia a dia no cangaço e dos costumes, aventuras e hábitos dos cangaceiros, canções como “Mulher Rendeira” e “Acorda Maria Bonita”.
Volta Seca – Cantigas de Lampeão
1957 – Todamérica
#01. Acorda Maria Bonita (Volta Seca)
#02. A laranjeira (Volta Seca)
#03. Ia pra missa (Volta Seca)
#04. Mulher Rendeira (Volta Seca)
#05. Se eu soubesse (Volta Seca)
#06. Sabino e Lampeão (Volta Seca)
#07. Escuta donzela (Volta Seca)
#08. Eu não pensei tão criança (Volta Seca)
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
Brincadeira! Formidável! O posso dizer do seu trabalho de divulgação de pérolas como essa que alguém ainda não tenha dito? Parabéns.
muito massss…
sem comentários! seu blog é sensacional. Parabéns.
Obrigado! Eu estou a pesquisar sobre a canção original e a sua historia. Até agora encontrei mais de 100 versões. A versão original aparentemente foi escrito pelo próprio Lampião em 1922 como homenagem a sua avó.
Aqui pode se ouvir a cantiga “Muié rendera” tal como era cantada pelos cangaceiros do bando de Lampião. A música ficou conhecida internacionalmente com o filme “O cangaceiro”, de 1953, premiado com a Palma de Prata no Festival de Cannes, França, como melhor filme de aventuras.
amei…tenho estas gravações m cd….amei !
procurei pelo youtube vídeos com as canções, e não encontrei com “a laranjeira”…quero muito um vídeo com a música a laranjeira……….
gostaria de saber volta seca teve companheira de nome maria
entre 45 e 49 e filha de nome antonia
na regiâo santa matia da vitoria ba
Parabens pelo conteudo sobre Volta Seca, sou uma das filha.
Sou delegado de polícia no Estado de Sergipe e também escritor do assunto cangaço. Recentemente lancei o livro LAMPIÃO CONTRA O MATA SETE (para saber de maiores detalhes sobre o meu livro acessem http://www.cangacoemfoco.jex.com.br ). No momento gostaria muito de manter contato com a Rose Meire Santos Cotilha, comentarista acima que diz ser filha de Volta Seca.
Archimedes Marques – archimedes-marques@bol.com.br
É verdade caro Dr. Archimedes Marques, bom seria se alguém informasse sobre os filhos ou mesmo netos do ex-cangaceiro Volta Seca. Creio que os pesquisadores que estão atentos à História do cangaço descobrirão os descendentes do referido cidadão.
Abraços,
Antonio Oliveira – Serrinha – Bahia
Muito legal!!!!!!!!!
Meu pai tem uma pequena coleção de mais ou menos 500 discos e ele tem esse LP, sempre faz questão de mostrar aos amigos quando visitam nossa casa, estive fazendo uma pesquisa sobre a tiragem desse disco mas não encontrei ainda nenhuma informação, se alguém souber e puder me informar ficarei grato.
Meu contato: dricosantos@gmail.com
Estou encantado com essa relíquia. Como sergipano inclusive não conhecia essa vertente de Volta Seca, como artista, e que artista! Bom seria um relançamento inclusive por autoridades da cultura sergipana que vou propor. Parabéns ao site e seu coordenador.
Grande abraço.
Luiz Eduardo Oliva
Parabéns pelo trabalho! Se você tiver mais algum conteúdo musical a respeito do Cangaço como esse disco LP do Volta Seca, peço por favor que me informe pois estou fazendo uma coletânea de canções sobre o tema. Ficaria muito grato. Coisas do Nordeste me fascinam muito. Sou de Fortaleza.
sem comentários! seu blog é sensacional. Parabéns.