Quem somos

Somos uma rede filantrópica colaborativa de colecionadores e músicos.

Uma comunidade que se conheceu e se comunica virtualmente, unidos em torno de uma paixão comum, o forró tradicional.

Quer saber mais da nossa história?
Continue navegando neste portal.

Um grade abraço,
DJ Ivan

Continue Navegando

Facebook

CD – Anastácio Oliveira – Sentimento Matuto

capa

Colaboração do Anastácio Oliveira, esse é o seu segundo trabalho. Gravado em Ceilândia – DF, com produção de Anastácio Oliveira e Dadá do Acordeon.

cd

Anastácio Gomes de Oliveira, nascido em 12/05/1955 no distrito de Araticum, do município de Ubajara no estado do Ceará, filho de pai carpinteiro e agricultor, viveu sua infância com seus pais estudando com dificuldade e trabalhando, sempre ao lado dos familiares. A vida em meio às festas de padroeiros da cidade, santa missões, reisados, festas juninas e outras despertou no jovem menino o interesse pela música, e aos nove anos de idade veio adquirir o primeiro instrumento de origem indígena, com o apoio do seu pai, usado como parte de percussão num soneto musical. Aos quatorze anos sentindo o gosto pela arte desenvolveu as técnicas para tocar pandeiro e triângulo, instrumentos indispensáveis para uma composição de grupos de forró, gênero no qual era apaixonado em especial o forró pé-de-serra.

Tocando os instrumentos ora citado, divinamente bem, passou a ser convidado por sanfoneiros da cidade a acompanhá-los em festas realizadas nas redondezas. Aos quinze integrou o grupo de forró “De Oito Baixo” que tinha como membro principal o sanfoneiro Valdemar Gavião, bastante conhecido e requisitado para animar festas familiares, de igrejas e latadas. Como integrante do grupo passou além de ritmista a ser vocalista e mostrando talento como cantor de forró.

Aos dezessete anos compõe a primeira letra e música revelando assim um novo dom, o de compositor. Prosseguiu compondo letras interessantes no ritmo tradicional do forró nordestino e que ao serem mostradas para profissionais da música eram muito apreciadas e admiradas pela qualidade. No entanto, a boa avaliação não foi suficiente para gravar suas composições.

Com o fim do grupo de forró resolveu sair de casa em busca de novos horizontes nas grandes metrópoles deste Brasil. Teve como primeira parada na Capital Federal – Brasília em 01/08/1975 pisou no planalto central disposto a enfrentar as dificuldades da vida trabalhando inicialmente como servente de pedreiro, posteriormente mudou de profissão passou a exercer a atividade de balconista numa lanchonete da rodoviária do plano piloto.

Pensando em melhorar de vida resolveu fazer um curso de vigilante no início do ano de 1976, logo após o término do curso recebeu um convite para trabalhar de vigilante na empresa “Juiz de Fora” onde trabalhou por nove anos. Em 1985 ingressou no serviço público como agente de saúde onde exerce sua atividade até hoje. Durante todo este período esteve sempre ativo desenvolvendo seu talento de compositor e compôs várias letras e melodias de músicas com qualidades, que foram se acumulando em seus arquivos esperando o momento em que melhorasse suas condições financeiras para poder gravar suas obras.

Na ansiedade de ver suas composições gravadas e sendo executadas nas emissoras de rádio, ao gosto do público, resolveu freqüentar várias casas de forró em Brasília, entre elas: “Forró do NINO”: Forrozão do Zé do Norte: e “Forró do Júlio” algumas das mais bem conceituadas pelos artistas e os admiradores do forró nordestino. Na ocasião teve a oportunidade de conhecer artistas de sucesso local como “TRIO SIRIDÓ” e de renome nacional como os “TRÊS DO NORDESTE”, “TRIO NORDESTINO”, “DOMINGUINHOS”, “JACKSON DO PANDEIRO” e o rei do baião “LUIZ GONZAGA”.

Diante das dificuldades financeiras e tendo a oportunidade de mostrar suas obras a alguns dos artistas acima citados, após muita persistência, foi em 1987 que o “TRIO SIRIDÓ” ao conhecer as composições se interessou e decidiu gravar uma delas chamada “HOMEM MOLE”. O trio gravou, e no ano seguinte a gravadora RAMA lançou o LP para todo o Brasil. A expectativa era que o lançamento viesse a despertar no gosto musical dos amantes do forró, a letra e a melodia fazendo com que os veículos de comunicação tocassem a música do compositor.

verso

Não alcançado o objetivo desejado, dois anos depois o compositor resolveu mostrar outros trabalhos ao TRIO SIRIDÓ que, desta vez, selecionou dez de suas composições concluindo assim o repertório do novo LP. Com o total de doze músicas o novo LP foi intitulado “QUERO DE BALANÇAR”, nome de uma das músicas escolhidas.Com o lançamento deste disco além da música que dá nome ao LP mais duas outras tiveram destaques dentre as mais tocadas: “MANDE NOTÍCIAS”, “AONDE VOCÊ ESTÁ”, todas composições de Anastácio Oliveira, desde então o TRIO SIRIDÓ continuou gravando constantemente e alcançando com bastante êxito as obras do compositor.
Em 1990 o grupo de renome nacional “OS TRÊS DO NORDESTE”, conhecendo as composições gravadas pelo trio acima mencionado, se interessou pelas obras do compositor.

Zé Pacheco, representante e sanfoneiro do grupo, junto com seus companheiros escolheram a música com o título “EU PISO E VOCÊ PISA”, ao ser gravada pelo TRIO de forma muito bem interpretada, a música foi sucesso nacional nos anos noventa, caindo no gosto dos amantes do forró, e até hoje consagrando o compositor Anastácio Oliveira.

Ainda nos anos noventa o compositor teve como destaque outras músicas como: AQUI NÃO FICO SÓ, CORAÇÃO VENCEDOR, SÓ NÃO PODE COCHILAR, MEU XODÓ, GOSTOSO FEITO MEL, DOIDINHO POR FORRÓ, XAMEGO DE NÓS DOIS, BOA DE XAMEGO, FÔGO DE AMOR, FESTIVAL DE FOLIA, SER FELIZ, e outras todas interpretadas pelo os TRÊS DO NORDESTE.
Passando a ser um compositor reconhecido em todo território nacional pelos profissionais do forró Anastácio Oliveira teve várias composições gravadas por grandes intérpretes como: AMAZAN, TRIO NORDESTINO, OS GAVIÕES, BANDA CAFÉ SUADO, TRIO FORROZÃO, TIZIÚ DO ARARIPE, SEU JOGE DO GRUPO ARRASTAPÉ, OS TRÊS FORROZEIROS, OS PAQUERA DO FORRÓ, GIANET RAMALHO, TRIO BALANÇO BOM, OS FILHOS DO FORRÓ, LUIZÃO DO FORRÓ, TRIO ASA BRANCA, TRIO CAJAZEIRA, BENÉ GOMES, GONZAGA E O FORRÓ e outros.

Recentemente o artista influenciado pelos colegas, resolveu gravar partes de suas composições junto com seus amigos profissionais do forró escolheram um repertório de quatorze músicas para registrar como cantor o seu primeiro trabalho em gravação de CD, que foi lançado na praça com o título NORDESTINO NATO.
Após o lançamento do CD e consequentemente por conta de um bom trabalho de divulgação desenvolvido pela gravadora POP MUSIC, as músicas XOTE DO AMOR e TE QUERO PRA EU, caíram no gosto dos admiradores de forró em parte dos estados nordestinos e principalmente no estado de São Paulo, sede da gravadora e distribuidora.
Como fruto deste trabalho veio os convites para apresentações de shows que, com a realização dos mesmos, lhe proporcionou um contato direto com o público, bem como entrevistas em emissoras de rádios e jornais. (release)

Anastácio Oliveira – Sentimento Matuto

01 É só animação (Anastácio de Oliveira – Zé Loyola)
02 Sentimento Matuto (Anastácio de Oliveira)
03 Foi você (Anastácio de Oliveira)
04 Forró peneirado (Anastácio de Oliveira – Luiz Pereira)
05 Lamento (Anastácio de Oliveira – Eudo Silva)
06 Forró gostoso (Anastácio de Oliveira)
07 Meu castigo (Anastácio de Oliveira – Zé Luiz)
08 Meu xodó (Anastácio de Oliveira – Parafuso)
09 Daquele jeito (Anastácio de Oliveira – Affonso Gomes)
10 Carente de amor (Anastácio de Oliveira – Tiziu)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *