CD – Caraforró – Caraforró
Colaboração do Ricardo Sá Reston, músico carioca que acompanha o “Caraforró”.
“Filho de Mossoró, residindo há mais de duas décadas no Rio de Janeiro, o polivalente Gilberto Teixeira levanta a bandeira da música popular nordestina de forma persistente, onde impõe, prioritariamente, a riqueza poética e musical das raízes nordestinas ao seu trabalho. Nordestino de boa cepa, compõe e canta a música que divulga a cultura dos sertões nordestinos e é o criador e intérprete de um personagem realmente inovador – o ‘Caraforró’.
Sua missão é resgatar a sonoridade peculiar do ‘Som Nordeste’ – estilizando, satirizando e retratando as raízes e a energia contagiante da cultura popular do sertão, a atualizando e modernizando. Além disso, difere dos demais na sua forma singular de se vestir, interpretar e se apresentar no palco.
Um encontro muito especial foi promovido durante as gravações do ‘Caraforró’. Dona Marieta Monxoró, mãe de Gilberto Teixeira, um de seus 13 filhos, veio de Mossoró especialmente para gravar sua participação na faixa ‘Terra Quente’.
O repertório compõe-se basicamente de grandes clássicos do gênero e composições próprias – românticas, debochadas, satíricas, ecológicas e sempre com uma roupagem moderna e dançante. O disco foi produzido por Robertinho de Recife, no Rio de Janeiro – RJ.” (Trechos do release do Caraforró)
Caraforró – Caraforró
2005
01 – Carne-de-Sol (Gilberto Teixeira)
02 – Mulher Avião (Gilberto Teixeira)
03 – Dependente (Gilberto Teixeira/Marcos Lessa)
04 – Extinção (Gilberto Teixeira)
05 – Terra Quente (Gilberto Teixeira)
06 – Pura Imaginação (Gilberto Teixeira)
07 – Unânime (Gilberto Teixeira)
08 – Bicho Desmamado (Gilberto Teixeira)
09 – Quentão (Gilberto Teixeira)
10 – Velho Riacho (Gilberto Teixeira)
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
A vida musical do personagem CaraForró, na verdade, começou com Gilberto Teixeira na década de 1980, na cidade de Teresópolis/RJ. Teixeira encebeçou várias incursões em teatros na cidade do Rio de Janeiro, enquanto militava no movimento ecológico estadual e nacional por ocasião da ECO/92. Gravou o seu primeiro LP nos estúdios SOM LIVRE, título DESGARRADO em 1987, e saíu pelo Selo RGE. Já no seu primeiro trabalho, ele focava as raízes do Som Nordeste agregando as questões sociais e ambientais.
Caraforró, personagem do ativista Cultural, Ambiental e Social, Gilberto Teixeira, integra atualmente duas frentes de ação, através dos projetos Etsedron, visceralmente feira de São Cristóvão e Humano Novo, que apregoa equilíbrio e sustentabilidade, através da música. Os dois projetos se configuram em espetáculos musicais que pontuam questionamentos sócioCultural e Ambiental. O Etsedron resgata e registra a história da tradicional feira nordestina de São Cristóvão do Rio de Janeiro, através de 6 livros/CDs.