Quem somos

Somos uma rede filantrópica colaborativa de colecionadores e músicos.

Uma comunidade que se conheceu e se comunica virtualmente, unidos em torno de uma paixão comum, o forró tradicional.

Quer saber mais da nossa história?
Continue navegando neste portal.

Um grade abraço,
DJ Ivan

Continue Navegando

Facebook

CD – Cezar do Acordeon – Sanfonias do Abianto

Sanfonias do Abianto - frente

Colaboração do sergipano Everaldo Santana. Esse disco pertence ao acervo do Tico dos 8 Baixos.

Sanfonias do Abianto - agradecimento

O disco foi lançado juntamente com um livro de partituras com o mesmo nome. Embora essa informação não esteja no encarte, acredito que todas as músicas sejam de autoria do Cezar do Acordeon.

Sanfonias do Abianto - verso

Nascido em Cedro-CE, Cezar do Acordeon, veio para São Paulo em 1971, com a finalidade de divulgar a cultura nordestina através da música e poesia. Em 1977 participou do Festival de Chorinho realizado pela TV Bandeirantes.

Cinco anos depois, integrou o conjunto de Jair Rodrigues no Programa Coisas Nossas da TV Record. Seu primeiro LP foi lançado em 1982 com o título “Caruaru em Festa”. No ano de 1983 seu trabalho começou a ganhar destaque no cenário da MPB quando iniciou ao lado de Carmélia Alves, a Rainha do Baião, do Projeto Pixinguinha, percorrendo todas a capitais do Brasil. No seguinte, realizou uma turnê por 6 cidades do Paraguai com o Grupo Terra Firme.

Mas foi em 1986 ao lado de Luiz Gonzaga e Dominguinhos participando do Forró eletrônico “Carna Forró” em Salvador-BA, que o nome de Cezar do Acordeon apareceu como um dos grandes do acordeon no Brasil. Durante doze anos de carreira realizou temporadas pelo Nordeste nos meses de junho e julho, mostrando seu variado repertório de Baiões, Xotes e Arrastapés. Em mais de 30 anos de carreira gravou 8 discos de vinil e mais 10 CD’s. Realizou shows por todo o país e participou de diversas produções ao lado de grandes estrelas da MPB como Elba Ramalho, Gonzagão, Dominguinhos, Almir Sater, Roberta Miranda entre muitos outros. Em 1996 Cezar do Acordeon, participou do Projeto Asa Branca, encabeçado pelo grande Dominguinhos.

Participou do projeto “Forró for All”, da República da Dança ao lado de grandes acordeonistas, dentre eles, Dominguinhos. Este projeto estreiou no Teatro Municipal de São Paulo e viajou para várias capitais do Brasil. Apresentou seu trabalho em países da África, em Portugal, Cuba e Buenos Aires. Participou de Shows com o Grupo Reboliço Participou do projeto Serenata com o grupo Trovadores Urbanos viajando pelo Brasil e exterior. Realizou diversos arranjos e produziu cantores como Carmélia Alves, Inezita Barroso, Claudio Fontana e Trio Sabiá. Entre seus trabalhos mais recentes estão “Respeita Gonzagão”, uma homenagem a Luis Gonzaga, e “Acordeon, Brasil” que reuniu as grandes criações musicais de Cezar do Acordeon. “EmComOutro” foi seu último trabalho realizado em parceria com Roberto Diamanso e financiado com recursos do FunCultura de Guarulhos.

Em todos os seus trabalhos recentes temos um verdadeiro passeio por quase todos os gêneros instrumentais brasileiros. Cezar do Acordeon mostra choros, frevos, forrós, guarânias, sambas, e outros ritmos tradicionais brasileiros, além do jazz e da valsa, através de uma linguagem musical apurada, revelando todo o seu talento e sua técnica como um dos maiores acordeonistas do País.

Cezar do Acordeon – Sanfonias do Abianto
2012

01 – Ágape
02 – Retratos
03 – Tributo a João Tomas
04 – Jaz Tupinikin
05 – Tem Suing nesse Choro
06 – Danou-se
07 – Baião pro Biguim
08 – Maracaturista
09 – Ébano
10 – Enquanto houver Saudade
11 – Ao Maestro Orlando Silveira
12 – Tobogã
13 – Esse Choro dá dó
14 – Zig-zag
15 – Sorridente
16 – A caminho de Emaús
17 – E assim diria o Bill
18 – Forró pra Tio Sam
19 – Pratinha
20 – Nossa conversa
21 – Aroeira

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

1 comment

  • NILTON MAIA

    Prezado Ivan,

    Em muito boa hora, o “Forró em Vinil” vem postando os discos e notas acerca de um de nossos maiores sanfoneiros, Cézar do Acordeon (como o presente CD), assim como de outros grandes nomes, muitas vezes ignorados por muitos, como o também cearense Julinho (e que participou em discos de Gonzaga) e de nosso saudoso Severo.
    É inestimável, pois, o que seu blog vem fazendo pela Cultura Popular Nordestina.
    Gostaria ainda de destacar a importante e constante colaboração do Everaldo Santana (aliás, conterrâneo de minha esposa).
    Que seu blog possa continuar, por muitos e muitos anos, a nos brindar com tanta coisa boa.

    Um grande abraço,

    Nilton Maia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *