Quem somos

Somos uma rede filantrópica colaborativa de colecionadores e músicos.

Uma comunidade que se conheceu e se comunica virtualmente, unidos em torno de uma paixão comum, o forró tradicional.

Quer saber mais da nossa história?
Continue navegando neste portal.

Um grade abraço,
DJ Ivan

Continue Navegando

Facebook

CD – Mestre Ambrósio – Mestre Ambrósio

“Em outubro de 1992, surgia em Recife uma banda denominada Mestre Ambrósio, composta por jovens que têm suas influências essencialmente na música nordestina, na música de Luiz Gonzaga, de Jackson do Pandeiro, tocando e dançando o maracatu, o coco de embolada, o baião, a ciranda.

Eles vieram com o propósito de fortalecer o que tem de melhor no Nordeste do Brasil, com uma cara jovem, sem no entanto se afastarem de suas raízes e tradições. O nome da banda, Mestre Ambrósio, é um personagem do cavalo marinho, um folguedo típico da zona-da-mata, norte de Pernambuco. É uma espécie de Bumba-Meu-Boi, que é encenado na rua.

A banda Mestre Ambrósio é formada por Siba (rabeca, viola, guitarra e voz), Hélder Vasconcelos (fole de 8 baixos – tipo de sanfona, percussão e vocal), Mazinho Lima (baixo, triângulo e vocal), Sérgio Cassiano (percussão e vocal), Maurício Alves e Eder ‘O’ Rocha, ambos percussionistas.” (Veja o texto na íntegra)

Eu tenho a gravação desse CD há um bom tempo, mas não tinha o original, outro dia achei um exemplar num sebo aqui em São Paulo, para minha surpresa, no encarte encontrei os autógrafos do Sérgio Cassiano e do Siba.

Em 1996 foi lançado o primeiro álbum, uma produção independente, pelo selo Rec Beat – caracterizada pelo forró e outros ritmos da cultura pernambucana, vendeu cerca 20 mil cópias e teve produção de Lenine e Marcos Suzano.

Esse é o trabalho deles que mais se aproxima do forró, quase todas as músicas poderiam tocar num forró que o povo ia dançar até se acabar. As músicas são todas boas, algumas cantadas e algumas instrumentais, sob o comando da rabeca e do 8 baixos.

Dancei muito ao som desse CD, destaco uma sequência de instrumentais que se encaixam uma na outra, parecendo, para os menos atentos que é uma música só, são elas “O circo de Seu Bidu”, “Baile catingoso” e “Mensagem pra Zé Calixto”, todas elas de autoria do Siba. E das cantadas, creio que a que mais marcou foi “Usina” de Paulírio e Chico Antônio.

Mestre Ambrósio – Mestre Ambrósio
1996 – Rec Beat Discos

01 José (Siba)
02 Se Zé Limeira sambasse maracatu (Siba)
03 Pé-de-calçada (Siba)
04 Forró de primeira (Heleno dos 8 baixos – Helder Vasconcelos)
05 Jatobá (Siba)
06 Estrela amazona (Cavalo marinho do mestre Batista) (Folclore)
07 Três vendas (Siba)
08 O circo de Seu Bidu (Siba)
09 Baile catingoso (Siba)
10 Mensagem pra Zé Calixto (Siba)
11 Usina (Tango no mango) (Paulírio – Chico Antônio)
12 Pipoca moderna (Sebastião Biano – Caetano Veloso)
13 A roseira (Onde a moça mijou) (Luiz Oliveira – Waldemar Oliveira)
14 Benjaab (Siba – Lenine)
15 Matuto do salame (Siba)
16 A feira de Caruaru (Onildo Almeida)

Para baixar esse disco, clique aqui

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

3 comments

  • Genilson Máximo

    Muito bom esse grupo. não dá pra se segurar ao ouvir o som do Mestre Ambrósio. Tem algo diferente na música deles. Desculpem-me os outros, mas sou fã dessa banda.

  • Eurizio Chaves

    Mestre Ambrosio unico como meu nome ‘Eurizio’ e minha origem PERNAMBUCANO sim senhor cabra macho canivete no bolso ‘ouve pra tu vé’ vixi maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *