CD – Truvinca dos 8 baixos – Alegrando a gente (LP – Os 8 baixos do Truvinca)

Colaboração do Léo Rugero

“Esse é o primeiro CD do Truvinca, ‘Alegrando a gente’. O áudio não foi mexido, apresenta problemas originais de matriz, mas, ainda assim, é possível se deleitar com a alegria contagiante e o virtuosismo instrumental de Truvinca. Este CD reúne músicas que foram originalmente lançadas no LP ‘Os 8 baixos do Truvinca’, lançado em 1981, pelo selo Esquema.

Truvinca é um sanfoneiro pernambucano radicado no Rio de Janeiro. A fase mais intensa de sua carreira foi nos anos 70 e 80. Foi pandeirista da banda de Zé Calixto, tendo mais tarde, sido lançado à público pelo próprio Zé Calixto e por Anísio Silva, que era proprietário do Forró 66, onde Truvinca atuou durante anos.

Conversando com Truvinca, descobri algumas coisas a respeito desta gravação. Foi produzida por Luis Moreno para o selo Esquema. A gravação foi realizada no Estúdio Havaí, sendo o diretor de estúdio o Willian Luna. Tudo foi gravado em 4 hs de estúdio, sem direito à correções de falhas eventuais.

Nem mesmo o Truvinca tem uma cópia do disco original, que foi pouco distribuido, portanto, é raríssimo. Em ‘Animando a gente’, esta reedição produzida por Zé Ramos, ficaram de fora ‘Eu quero ter um milhão de amigos’ (Roberto Carlos & Erasmo Carlos) e ‘Xote das meninas’ (Luiz Gonzaga – Humberto Teixeira). ‘Tocador do mundo’ não constava no disco original, sendo a faixa bônus.”

Truvinca dos 8 baixos – Alegrando a gente (LP – Os 8 baixos do Truvinca)
1981 – Esquema

01 – Rumbiando (Truvinca)
02 – Alegrando a gente (Truvinca)
03 – O tocador do mundo (Truvinca)
04 – Festa animada (Truvinca)
05 – Lembrando Cachoeirinha (Truvinca)
06 – Oi tentação (Truvinca)
07 – Camaragibe (Truvinca)
08 – Boi de carro (Truvinca)
09 – Abraçando ela (Truvinca)
10 – Xaxadinho nas Alagoas (Severino Januário)
11 – Casaca de couro (Severino Januário)
12 – Xamego de Sinhá (Severino Januário)
13 – Piadinho de Nhá Zefa (Tony Martins)
14 – Arrastadinho (Truvinca)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

3 comments

  • nilson araujo

    Coincidência da bixiga lixa. Aínda ontem, estive com o Truvinca, que deu uma palhinha em show do Luizinho Calixto aqui em Recife, no Memorial Luiz Gonzaga e tocou feito um condenado.Aliás, os dois tocaram.
    À noite quem se juntou ao nosso grupo foi o Zé Calixto.
    Um trio de 8 que nada. 800 baixos, no mínimo.

    Cada um!

  • Everaldo Santana

    Truvinca dos 8 Baixos;
    Taí um excelente sanfoneiro que nãop fica devendo nada aos grandes tocadores deste instrumento.

  • DANIEL S.A

    Desde cedo aprendi a dar valor ao que realmente tem valor. Pois é comun a gente ver um mauricinho ou uma patricinha só porque tem dinheiro e é bonitinho fazendo um sucesso artificial, oportunista e programado, senão forjado. Contudo, fico muito feliz ao ver o TRUVINCA tocando de uma forma que emociona aos que sabem distinguir a musica dotada de sentimento daquelas futeis e superficiais que existem por aí. TRUVINCA É SHOW DE BOLA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *