CD – Chiquinha Gonzaga – Pronde tu vai, Luiz

chiquinha-gonzaga-2002-pronde-tu-vai-luiz-capa

Colaboração do Arievaldo Viana, que enviou o disco e o comentário a seguir.

“A carreira de Chiquinha Gonzaga começou em 1952-53, na antológica temporada dos ‘sete Gonzagas’ nas rádios Tupy-Tamoio, fazendo vocais ao lado do irmão famoso Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, do pai Januário e dos irmãos, Zé, Severino, Socorro e Aluisio.

Apesar do seu inegável talento como cantora e letrista, sua obra é muito pequena… Só conheço dois LP’S (um deles ao lado de Severino) e dois CD’s, um dos quais este que foi produzido por Gilberto Gil.

chiquinha-gonzaga-2002-pronde-tu-vai-luiz-encarte

Entretanto, vale ressaltar que a qualidade de sua pequena obra é ilimitada… No disco de estréia, ela conta com a participação especial de João Silva fazendo gracejos em algumas faixas, com seu impagável bom humor.

chiquinha-gonzaga-2002-pronde-tu-vai-luiz-verso

Recentemente, ela se apresentou no ‘Centro de tradições nordestinas’ – CTN, a tradicional ‘Feira de São Cristóvão’, em evento promovido pelo forrozeiro Marcus Lucena, o ‘Cantador dos 4 Cantos’, atual diretor da Feira. Foi durante as comemorações dos 20 anos de falecimento do Rei do Baião.

Atualmente, Chiquinha mora em Recife-PE e ainda está em plena atividade. Seu CD mais recente, coisa rara no mercado, tem participação especial do sobrinho JOQUINHA GONZAGA. Alguém sabe onde achar essa maravilha?…”

Referindo-se à faixa ‘Tirar da solidão’, de Chiquinha Gonzaga e Julinho, Arievaldo ainda disse:
“Esta é, com certeza, uma das melhores faixas do disco… Chiquinha botou letra numa antiga melodinha de Julinho. O título original era ‘Revendo Itapajé’. Na versão de Chiquinha Gonzaga passou a se chamar “Pra me tirar da solidão”. Show de bola!!!”

Chiquinha Gonzaga – Pronde tu vai, Luiz
2002

01 – Pronde tu vai, Luiz? (Luiz Gonzaga – Zé Dantas)
02 – Nação dos Cariris (Miguel Morais)
03 – Vamos embora (Marílio Rodrigues – Zaca Gonzaga)
04 – Vai ser de lascar o cano (Chiquinha Gonzaga – Sérgio Gonzaga)
05 – Granjeiro (Adolfinho – Chiquinha Gonzaga – Manoel Serafim – Severo)
06 – Velho novo Exu (Luiz Gonzaga – Sylvio M. de Araújo)
07 – Amor no coração (Chiquinha Gonzaga – Zaca Gonzaga)
08 – Ingratidão (Chiquinha Gonzaga – Joaquina Gonzaga)
09 – Sá Mariquinha (Anazili Gonzaga – Chiquinha Gonzaga)
10 – Benzinho (Anazili Gonzaga – Sérgio Gonzaga)
11 – Tirar da Solidão (Chiquinha Gonzaga – Julinho)
12 – Quero ver você voltar (Chiquinha Gonzaga – Zé mota – Pedrinho do Acordeon)
13 – No balançar (Chiquinha Gonzaga – Toinho Serrinha)
14 – Fama de valente (Chiquinha Gonzaga – Tacyo Carvalho)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

10 comments

  • José Roberto Fonseca

    Parabéns pelo excelente e primoroso trabalho de vocês. É assim que perpetuamos a arte, e o forró é uma bela arte musical popular.

  • EDSON

    LINDO CD…MUITO BOM… QUERO REGISTRAR AQUI, QUE A CHIQUINHA GONZAGA NOS DEIXOU HOJE, ESTAVA INTERNADA NO RIO DE JANEIRO… E NÃO FOI POSSÍVEL CONTINUAR… ENFIM, AOS POUCOS A FAMÍLIA GONZAGA VAI NOS DEIXANDO… PELO MENOS A NATA, FICAM OS SOBRINHOS E NETOS… E NÓS QUE VAMOS LEVAR A BANDEIRA DO FORRÓ PRO RESTO DE NOSSAS VIDAS!!!

  • José do Bonfim Araujo

    Aqui quero deixar os meus sentimentos a familia Gonzaga que pede mais um membro da familia,foi uma supressa a morte de Chiquinha Gonzaga,nós que fazemos dois programas aqui em Patos Forro Pé Serra.Rádio Panati AM 750 Hhz.a nossa preoculpação hoje é que até o momento só temos uma música da chiquinha gonzaga,nós queriamos contar com varias musicas da mesma. No momento achamos que com amorte de chiquinha é mais uma grande perda para o forró pé de Serra. os nossos programas nos horarios de:de segunda a sexta das 05:00 Às 06:00 e das 17:00 ÀS 18:00 horas. tel.3421-3932 e 99128580.abraço.

  • zerck wincenity

    Bom dia, estamos de luto por mais um talento que se vai a Chiquinha Gonzaga, temos que lamentar mais uma perda dos últimos gonzagas,que nos deixa muito triste, foram artistas que deixaram o seu nome no cenário brasileiro, deixaram seu legado para futuras gerações.

  • ARIEVALDO VIANA

    Partiu um dos últimos pilares da música nordestina autêntica. Chiquinha deixou uma obra pequena porém de grande qualidade. Os discos dos anos 70, em parceria com seu irmão SEVERINO JANUARIO são muito representativos, sobretudo o clássico XOXÓ NA REDE, com participação especial de LUIZ GONZAGA em algumas faixas. Uma pena que as gravadoras não ligam a mínima para obras desse quilate. Ainda bem que temos o nosso FORRO EM VINIL para resgatar essas preciosidades.

  • Pablo Barros

    quero registrar que a familia gonzaga agora está toda no céu, pai januario, dona santana e todos os irmão de gonzaga já estão juntos fazendo uma linda festa de forró verdadeiro no céu, agora nos resta Dominguinhos, oswaldinho, joquinha gonzaga e piloto…tenho 23 anos e fico pensando o que será do forró sem estas figuras…será que quando as marcas do verdadeiro forró pe de serrá partirem vamos continuar com a nova safra de forrozeiros, seremos fortes para seguirmos adiante…bom que esse quinteto ainda estão na terra conosco, e que durem muito tempo, pois a cada dia fico mais preocupado com o reinado de Luiz Gonzaga o meu rei do baião!

  • jose alves de lima

    eu e o jose de sousa preparamos vinte arquivos .
    para serem enviados ao forroemvinil.
    dentre eles o lp chiquinha gonzaga a filha de januario de 1973.

    aguardem as postagens.

    ze lima de niteroi.

  • Washington Teotonio

    (correção)
    Não conheci Chiquinha Gonzaga e sim seu irmão Luiz Gonzaga que esteve presente na Inauguração da Praça Zé Dantas em Carnaíba no Estado de Pernambuco, e que jantou na casa do meu pai, prefeito da cidade à época. Luiz Gonzaga propiciou uma noite inesquecível para as pessoas ali presentes, além de ser gente muito boa. Quanto a este maravilhoso trabalho de Chiquinha Gonzaga, ocorreu um fato singular em minha vida que vou contar agora para vocês: meu avô e amigão do peito Manoel de Louro (in memoriam), o qual sinto uma saudade danada, após abandonar parcialmente os longos anos de envolvimento com a política, voltou para o ramo dos negócios e aqui acolá, ele que estava sempre em trânsito, dava uma passada na casa que eu morava em Serra Talhada, e ali nós tínhamos ótimas conversas, e em uma destas visitas e enquanto ele fazia suas anotações, fui ao som e coloquei este disco e observei que ele, que eu nunca tinha visto ouvindo música, escutou todo o trabalho pensativo, quando terminou, perguntei se ele tinha gostado da música e ele me respondeu satisfeito “que se um homem seguir tudo o que é ensinado no que ela canta, ele será um homem feliz, porque só tem a verdade aí”. Sábia observação a do meu avô. Depois almoçamos juntos ele, eu e minha amável esposa, horas depois, ele seguiu sua caminhada. Tenho este trabalho e sempre me recordo daquele adorável momento que influenciou muito a minha vida. Sabedoria meus amigos é para poucos.

  • CICERO MANOEL TEIXEIRA

    PRA SER TALENTOSA ASSIM SO PODIA SER FILHA DE JANUÁRIO E IRMÃ DE LUIZ GONZAGA. QUE DEUS LHE DER SEMPRE A LUZ ETERNA, NO CEU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *