Compacto – Pedro Sousa – Castigando o 8 Baixos

Colaboração do Francisco Alves de Almeida ”DIDI”

“Este compacto gravado em 1966 pelo Pedro Sousa é muito raro até pelo numero de cópias gravadas, gravadora também desconhecida, destaque para as faixas ‘Saudades de Várzea Alegre’ e ‘Xote teimoso’, para quem gosta de fole de oito baixos aqui está uma raridade.

Pedro Sousa foi um grande sanfoneiro, começou nos oito baixos depois passou para os oitenta e tocou até 120 baixos. Varzealegrense divulgou nossa cidade por vários Estados até o sul do País. Fazia de sua casa um “rancho’ para artistas e sanfoneiros, e por lá passaram grandes nomes da nossa música regional, tais como Zé Calixto, Luizinho Calixto, Messias Holanda, Edson Duarte, e muitos outros, tocou com dois dos maiores artistas da sua época, o Trio Nordestino e Marinês.

Não teve a felicidade de gravar em grandes gravadoras, mas deixou seu recado em três oportunidades, este compacto no ano de 1966, um vinil em 1985 já constante nos arquivos do forró em vinil e um CD em 1998 que enviarei em breve.

Pedro Sousa era tudo isso e muito mais!!! Em outras oportunidades falarei muito mais deste amigo, compadre e artista forrozeiro nato. Nos deixou em 17.09.2000. Mas a sua falta ainda é sentida entre todos aqueles que tiveram a oportunidade de lhe conhecer e conviver um pouco com ele e sua musicalidade.”

Compacto – Pedro Souza – Castigando o 8 Baixos
1966 – Arte

01 Castigando o 8 Baixos (Pedro Souza)
02 Arrodeando a fogueira (Pedro Souza)
03 Xote teimoso (Pedro Souza)
04 Saudades de Várzea Alegre (Pedro Souza)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

5 comments

  • Arthur Bezerra

    Nessa, assim como em todas as suas outras obras, Pedro Sousa nos contagia com a beleza de sua arte que retrata, tao maravilhosamente, a rica cutura varzeaalegrense!

  • lima filho

    ESTE SIM É O VERDADIRO FORRO BRASILEIRO. tocado por um dos melhores tocador de oito baixos do brasil.

  • Israel Batista

    Grande amigo que se foi, mas deixou m trabalho divino para que a gente possa recordar o tocador grande que ele foi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *