Quem somos

Somos uma rede filantrópica colaborativa de colecionadores e músicos.

Uma comunidade que se conheceu e se comunica virtualmente, unidos em torno de uma paixão comum, o forró tradicional.

Quer saber mais da nossa história?
Continue navegando neste portal.

Um grade abraço,
DJ Ivan

Continue Navegando

Facebook

Cap01 – As origens do Forró – Livro – O que é o Forró? (2022)

Este texto pretende ser apenas a introdução ao amplo e fascinante universo do Forró, das suas origens até a atualidade, abordando resumidamente algumas facetas dentro de um tema tão cheio de detalhes. Uma base para futuros aprofundamentos.

É importantíssimo ressaltar que o Forró, ou os elementos que juntos viriam a se misturar e evoluir até chegar ao Forró que conhecemos hoje em dia, surgiu durante uma época bastante conturbada da história do Brasil, o período da escravatura, no qual os conceitos éticos e étnico eram muito diferentes.

Ao longo do texto, sempre que falarmos de negros, pretos ou africanos, estaremos falando de escravizados traficados, seus descendentes ou alforriados (ex-escravos); quando falarmos de indígenas, estaremos provavelmente falando de escravizados, invadidos e/ou catequizados; e quando falarmos de europeus, estaremos falando dos brancos ricos da elite e dos colonos pobres também.

Os colonizadores brancos chegaram ao Brasil em 1500 e trouxeram os primeiros negros escravizados no final da década de 1530. A abolição da escravatura foi assinada em 1888, mas os últimos registros oficiais de escravidão são de 1920. Portanto, em grande parte, o Forró se desenvolveu durante o período escravista.

Parte do livro: O que é o Forró? Um pequeno apanhado da história do Forró./ Ivan Dias e Sandrinho Dupan. 2022 ISBN978-65-997133-0-9
Projeto contemplado pela 2a Edição do Fomento ao Forró, da “Secretaria Municipal de Cultura” da cidade de São Paulo.

Baixe gratuitamente o livro completo em PDF: Clique Aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *