Abdias – Como antigamente
Como prometido, aqui está o primeiro disco que nos foi enviado, gostaria de agradecer mais uma vez ao Itamar, que nos enviou o áudio, ao José Everaldo Santana, que nos enviou as capas e a todos que vem colaborando conosco, estamos recebendo diversos arquivos e aos poucos os postaremos.
José Abdias de Faria, o Abdias nasceu no estado da Paraíba, e já aos 6 anos de idade tocava sua sanfona de oito baixos mesmo contra a vontade do pai.
Aos 12 anos, passou dos 8 baixos para o acordeom, ingressando como solista na Radio Difusora de Alagoas, onde conheceu Marinês, que viria a se tornar sua esposa. Depois de casados, formaram uma dupla, que ao percorrer vários estados, eis que um deles, Sergipe, na cidade de Propriá, foram apreciados por ninguém menos que Luiz Gonzaga, que os convidou para integrarem sua embaixada do baião. Após 1 ano de excursões, Marinês atingiu o estrelado com o famoso Grupo Marinês e Sua Gente, sendo que no meio dessa gente, estava o Abdias, que por modéstia, não havia gravado nada. Marinês insistiu tanto, que Abdias então, resolveu seguir carreira como solista de 8 Baixos, ficando conhecido como Abdias e sua sanfona de Oito Baixos. (texto retirado do site Taperoa.com)
Abdias também foi durante anos diretor artistico da CBS, tendo sido responsavel pela produção musical de diversos artistas, entre eles a própria Marinês e o Trio Nordestino.
Abdias, Como antigamente
1983 – Copacabana
01. Forró na Minha Terra (Severino Sergio – Adolfinho)
02. Forró de Pé de Bode (Sussuanil / J. B. de Aquino)
03. Abdias Como Antigamente (Bacurau / Abdias Filho)
04. Forró Em Candial (Jorge Mota)
05. No Forró do Ulisses Silva (Bacurau / Abdias Filho)
06. Forró do Marcolino (Abdias Filho)
07. Alegria do Pobre (Sussuanil / Abdias Filho)
08. Agenda Popular (Rosária / Chiquinho de Almeida)
09. Olho D’água Chorou (Antônio Ramos / Morais)
10. Oito Baixo Chorão (J. B. de Aquino / Dorinha)
11. Pra Comprar Fiado (Sussuanil / Abdias Filho)
12. Quadrilha Em Taperoá (Bacurau / Abdias Filho)
Para baixar esse disco, clique aqui
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
Olá!! Vcs estão de parabéns.
abdias foi um grande artista eu o admiro dimais só que na maioria das gravações de a abdias era d.matias que cantava e vcs naum rebuscaram nada desse elemento genial que foi d.matias
procurem ,escavaquem ,descubram quem foi d.matias pra mim será uma das coisas mais empolgante da minha vida ver um album do meu professor no forró em vinil a úmica coisa que eu posso ajudar nessa pesquisa que eu chamo de saga é que ele tinha um album chamado safra boa e que eu tive a um tempo mais eu dei pra ele antes de ele morrer e depois de falecido sumiram com esse disco por favor procurem esse album é maravilhoso vcs naum vão se arrepender
ahhhhhh e já me esquecendo a sanfona desse album é gravada por abdias procurem esse album e fantástico
Gostaria de encontrar o LP de Abdias que tem a musica ENXUGA O RATO, mas o original. Quem tiver favor entrar em contato via e-mail: williamcamararibeiro@gmail.com
Não dam Teles, quem fez os arranjos deste disco não foi o Abdias, foi o filho dele: Marcos Farias (Marquinhos) que também gravou seu acordeon nos dois últimos discos de seu pai: “Sanfoneiro Desde Menino” (1984, Copacabana) e “Sua Majestade o 8 Baixos” (1988, Continental – um dos selos da Warner Music).