Luiz Wanderley – Baiano Burro nasce Morto
O áudio é uma colaboração do Thiago Silva, de Recife – PE e as capas são do DJ Thomaz, de São Paulo – SP.
Luiz Wanderley de Almeida, natural de Colonia Leopoldina – AL, antes de se firmar na carreira artística, foi alfaiate entre outras profissões no Rio de Janeiro – RJ.
Esse LP reúne músicas lançadas em 78 RPM nos anos de 1955 a 1959.
Baiano Burro nasce Morto – Luiz Wanderley
1960 – Chantecler
01. Baiano burro nasce morto (Gordurinha)
02. Moça velha (Luis Wanderley / J. Portela)
03. Que vontade de cumê goiaba (José Ramos)
04. Por onde Deus passa (Rômulo Paes / Rubens Silva)
05. Moisés da prestação (Cícero Nunes)
06. Bode cheiroso (Elias Soares / M. Fernandes)
07. Trabalhadores do Brasil (Luis Wanderley / Barbosa da Silva)
08. Matuto transviado (Luis Wanderley / João do Vale)
09. Boi na cajarana (Venâncio / Corumba)
10. Chora menino (Barbosa da Silva)
11. Rosário de amargura (Luis Wanderley / Ari Monteiro)
12. Cadeia da vila (Gordurinha)
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
Demais! Demais! Demais!
PQP (desculpe) mas é MUITO alpiste pra minha gaiolinha ! ! !
Onde mais eu poderia ouvir Luiz Wanderley?!
Somente aqui no FORRÓ EM VINIL…
:O
GOSTEI MUITO DE SABER QUE EU NÃO SOU LOUCO, E TEM MUITA GENTE QUE CONHECE O LUIZ WANDERLEY, E EU DESDE CRIANÇA GOSTAVA DESSE CARA, E AI GOSTARIA DE SABER SE É POSSIVEL RECEBER A COLETANEA DESSE CARA, POR FAVOR.TENHO NÃO ,TINHA O VINIL “SUA EXECLENCI”, MAS UM AMIGO, QUE DISSE QUE IA PASSAR DE VINIL PARA DVD, SIMPLESMENTE DEIXOU QUEBRAR.SÓ TENHO OS PEDAÇOS.
CARLOS AUGUSTO
RECIFE -PE
81-96243074
AZAURY GOMES FERREIRA
Autor do comentário: POR QUE TAMBÉM NÃO, O LUIZ ? Alagoano da cidade de Colônia de Leopoldina. Atualmente trabalhando pelo memorial LUIZ WANDERLEY, em sua terra natal.
Recife, 18 de novembro, 2009
E-mail – azaurygferreira@ibest.com.br
Favor nos comunique por este E-mail, a respeito do cantor.
Cantor é simplesmente cantor, como existe tanto. Luiz Wanderley, que alguns ainda o desconhecem ou se faz de desconhecidoS, foi o artífice do forró. Abriu porta para essa arte musical, por não falar que foi: cantor, compositor, imitador, apresentador, contador de piadas, humorista e outras. Foi o artista completo que estava alem da sua época
(TEXTO REVISADO)
(Texto extraído da Contracapa do LP BAIANO BURRO NASCE MORTO – 1959
LUIZ WANDERLEY * 27.01.31 + 19.02.93
Luiz Wanderley de Almeida ou simplesmente Luiz Wanderley, é natural do estado de Alagoas da cidade de Colônia Leopoldina. Começou sentir vocação pela musica popular brasileira aos l6 anos, quando via e ouvia o sanfoneiro de oito baixos João Luiz, famoso na sua terra natal, tocando no fuá da “Veia Dina”. Entusiasmado com as pancadas dos oito baixos, e inspirado pela originalidade da musica nordestina, Luiz Wanderley rumou para o Rio de Janeiro, a fim de tentar a vida artística. Na cidade maravilhosa, entre outras coisas, foi também alfaiate, sua verdadeira profissão: entre a vida artística dividia seu tempo em “shows, parques de diversões, etc.”Antes de firma-se definitivamente mundo artístico.
Luiz Wanderley lutou muito e passou uma serie de dificuldades, até o dia em que o maestro Ubirajara dos Santos, o convidou para crooner de sua orquestra no cabaré Novo México, no bairro da Lapa, Como crooner, cantava todos os gêneros, sem contudo deixar de interpretar um gostoso côco, baião ou mesmo um samba de breque, pois sendo fan incondicional de Moreira da Silva, gostava de interpretar musicas de seu repertorio. Depois de um ano de permanência na referida orquestra, o próprio maestro Ubirajara dos Santos, levou-o a Radio Tamoio e apresentou-o a Zé Gonzaga (irmão de Luiz Gonzaga) pois que aproveitasse em seu programa “Salve o Baião”. Dotado de grandes qualidades do gênero nordestino interpretativas, não encontrou obstáculos e foi logo convidado para fazer uma serie de programas na referida emissora. Nesta altura estávamos no ano de l954, quando então Carlos da Rocha, levou-o para fazer um teste na Organização Victor Cintra, e entusiasmado com suas interpretações, não vacilou em contratá-lo para uma temporada de 6 meses na Radio Mundial e Mayrink Veiga. Finda seu contrato no Rio de Janeiro, rumou para São Paulo, onde fixou residência até l958.
Atuando nas rádios paulistas, voltou ao Rio de Janeiro para fazer uma serie de programas na Rádio Nacional. Viajando constantemente, conhece o Brasil de norte ao sul, o que lhe possibilitou tornar-se um dos mais populares artista do país, pois, em toda cidade que passou deixou no gosto popular um pouquinho da sua arte interpretativa. Luiz Wanderley não é somente um grande cantor, é também compositor e faz coisas boas, inclusive já venceu um concurso carnavalesco no Rio de Janeiro. No mundo das gravações já passou por duas Fabricas, porém a maior chance quem lhe deu foi a Chantecler
Levado por Diego Muleiro (Palmeira), gravou Baiano Burro Nascem Mortos, que se constituíram em um dos maiores sucessos musicais do ano de l959. Luiz Wanderley, é um artista versátil, e um artista completo, sabe como poucos interpretar as musicas típicas do nordeste, no seu linguajar puro e simples. Luiz Wanderley é hoje um artista nacional, é um nome que se fez pela próprio valor, venceu porque tem qualidades , porque tem méritos. E para você amigo discófilo, aqui estão munidos neste primeiro LP deste cantor, um punhado de melodias de cunho eminentemente popular, alegres, convidativa e características, com o tratamento do mais alto padrão artístico, não se pela interpretação de Luiz Wanderley, mas também pelos arranjos e acompanhamentos, tudo melhor. Uma feliz realização que por certo será de seu agrado.
Por Azaury G. Ferreira
Para melhor informar a todos .
Meu pai nasceu em 27 de janeiro de 1931 e faleceu no dia 19 de fevereiro de 1993.
Esta enterrado na cidade de Rio Tinto, na Paraíba.
Obrigada pela bela lembrança de meu pai.
Se eu puder ajudar meu e-mail é marcia_sonia@yahoo.com.br.
Marcia Sõnia,
As datas do nascimento e da morte do cartor, já estavam mentionadas na mensagem anterior a sua. Para complementar a sua informação o O Luiz Wanderley está sepultado no povoado de Salema, que é distrito de Rio Tinto_PB l
Queria q o povo nunca esquecesse aquelas pessoas q nos proporcionou tantas alegrias como o grande interpetre Luiz Wanderley.
Conheci um grande amigo Luiz Wanderley e presenciei sua vida artistica pois sou filho do Maestro Ubirajara dos Santos – Luiz era muito alegre gostava muito dele e meu pai ajudou muita gente como João do Vale, Luiz Vieira, e o proprio Ze Gonzaga tenho saudades dales tempos fica aqui meu email para quem quiser fazer contacto tenho atualmente uma radio online http://www.yarasradio.com – Abraços a todos
Gostei bastante de ver os VIDEOS de LUIZ WANDERLEY no YOU TUBE. Acredito eu, que eles são inéditos, e de boa qualidade! Foi uma apresentação do cantor em dois filmes nacionais, no ano 1960.
Para acessá-los direto, abra o GOOGLE, e logo, escreva: VIDEO FLASH 1960.
Fácil, não é?
Cara eu tenho um compacto duplo do Luiz Wanderley, que deve ser muito raro.
É que eu não achei ele em lugar nenhum, nem no forroemvinil, nem no Mercado livre e nem em nenhuma Discografia dele em toda Internet.
É um disco da Gravadora Philips Numero 440.645PT.
Lado A
Número um
Cinco Letras que Choram
Lado B
A volta do Boêmio
Por Onde Passei
ZÉ LIMA NITERÒI