Bandinha de pífano – Zabumba Caruaru
Colaboração do José de Sousa, de Guarabira – PB.
Esse é o primeiro disco da Banda de pífanos de Caruaru.
“Criada pelo trabalhador rural e zabumbeiro Manoel Biano, em 1924, na região de Mata Grande (em Alagoas), a Banda de Pífanos nasceu para perpetuar a tradição da Zabumba Cabaçal, cultivada ao longo de décadas pela família Biano. Ao lado de Manoel estavam seus dois filhos: Benedito (pai de João) e Sebastião, hoje o único remanescente da formação original.
Assim, participava das festas da região, ao mesmo tempo em que repassava seus conhecimentos aos filhos, Sebastião e Benedito. Prosseguiram entre Alagoas e Pernambuco até chegarem, em 1939, à Capital do Forró e dos Pífanos: Caruaru.
Passados 16 anos, Manoel Biano, deixou a incumbência aos filhos, Sebastião e Benedito, de darem continuidade à tradição da banda que ia além, era de geração a geração. Eles então atenderam ao pedido e com seus filhos formaram a Banda de Pífanos de Caruaru, em 1955.
Em 1972, a banda viria a gravar o primeiro LP, ‘Banda de Pífano Zabumba Caruaru’. Foi então que rumaram para São Paulo, onde participaram de documentários, espetáculos e de discos de outros artistas.
Em Julho de 2005, ganhou o Prêmio TIM de Música, na categoria regional.
A banda continua e ao longo dos tempos, viria a gravar mais seis discos e com eles ser reconhecida no cenário musical nacional e internacional…” (Trechos extraídos do Overmundo)
Bandinha de pífano – Zabumba Caruaru
1972 – CBS
01. Briga do cachorro com a onça (Sebastião Biano)
02. Cantigas de Lampião (Onildo Almeida)
03. O boi (Sebastião Biano)
04. Feira de Caruaru (Onildo Almeida)
05. Dobradinho (Sebastião Biano)
06. Bloco das flores (Onildo Almeida)
07. Esquenta mulher (Sebastião Biano)
08. Caruaru caruará (Sebastião Biano / Lidio Cavalcanti)
09. Segura o passo Zé (Sebastião Biano)
10. É tudo Caruaru (Janduhy Finizola)
11. Pipoquinha (Sebastião Biano)
12. Celina (Onildo Almeida)
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
Sou natural de Caruaru e moro em Recife, mas como não poderia deixar de ser gosto muito da cultura do interior que vai do forro, cantorias, aboios, repentes, etc.
Parabéns pelo Bloqs, sucesso.
Também sou de Caruaru e me orgulho da música de lá. Parabéns e obrigado pela generosidade e atitude em disponibilizar estes verdadeiros tesouros. Felicidades!
sou de Belo horizonte e tenho esse disco em vinil. é uma preciosidade da minha coleção! um típico som de caruaru, arretado e bão demais da conta, sô! recomendo a ouvir alto, sem parar!!!!!! a briga do cachorro com a onça é sensacional!