Camarão – Retrato de um forró

camarao-frente

Esse foi um dos primeiros discos que eu e o Tick passamos pro computador, ainda aprendendo a mexer no sound forge. Num desses garimpos virtuais, o Tick achou esse exemplar e compramos. Que a tecnologia nos ajude, cada vez mais, a divulgar o forró de verdade.

Na época, eu tinha pego emprestado um monte de LPs com o Tony Maceió, esse logo saltou aos olhos. Depois que fui me dar conta da sua raridade e da dificuldade de encontrá-lo nos sebos aqui de São Paulo.

camarao-verso

A foto da capa sugere que a gravação foi feita desse jeito mesmo, em volta de uma mesa com dois microfones apenas. A dinâmica dos intrumentos durante o disco também indicam que o disco foi gravado com pouquíssimos recursos técnicos, o que, na minha opinião, enriquece ainda mais este registro.

Gravado nos estúdios da Rozemblitz; Além do sanfoneiro Camarão, no lado A os vocalistas Azulão e Sandro Rogério, se alternam cantando uma música cada um e no lado B reinam as instrumentais do mestre. Fica difícil de destacar uma ou outra música, gosto de todas.

Camarão – Retrato de um forró
1974 – Passarela

* 01. Retrato de um forró – Azulão (Luiz Ramalho – Luiz Queiroga)
* 02. É proibido cochilar – Sandro Rogério (Antonio Barros)
* 03. Já tenho um novo amor – Azulão (José Silva – Aldo Aires)
* 04. Chililique – Sandro Rogério (João Silva – J. B. aquino)
* 05. É tempo de voltar – Azulão (Anastácia – Dominguinhos)
* 06. A cigana lhe enganou – Sandro Rogério (Juarez Santiago – Ivan Bulhões)
* 07. Na casa da Anita (Anastácia – Dominguinhos)
* 08. Baião mimoso (Anastácia – Dominguinhos)
* 09. Fim de festa (Camarão)
* 10. Forró em Palmeira dos Índios (Anastácia – Dominguinhos)
* 11. Forrózinho moderno (Camarão)
* 12. Forró tema – Sandro Rogério (Anastácia – Dominguinhos)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

7 comments

  • Joanatan Richard

    Engraçado e emocionante ver essa valorização dos nosso artistas!Gente que costumo ver aqui nas ruas de Caruaru, e que até fazem parte do convívio. Azulão mora pertinho da casa dos meus pais, é a turma da “Rua Preta” atual bairro São francisco, lembro de Sandro Rogério contando sobre essas gravações, ehehe!
    Histórica Rozenblit, uma das maiores do Brasil na época, Orgulho pernambucano e nordestino!!

  • thadeu siqueira

    Ola gente. Sou o filho mais velho do Mestre Camarão. Quero avisar a todos que estamos com um projeto de um DVD do mestre. Sou Engenheiro de som a 29 anos em 2002 gravei um cd dele com o meu irmão cantando. fico feliz que divulguem os trabalhos do meu pai. um dos ultimos de sua geração ainda vivo e na luta pela musica nordestina. abraço

  • Abílio Neto

    É pra mim o disco mais emocionante do mestre Camarão. Que saudades dele tocando no palhoção do Marroni, no bairro Petrópolis, em Caruaru, e depois na Casa dos Festejos em Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *