Deca e Enok do acordeon – A ordem que Adolfo deu
Há umas duas semanas fui ao centro da cidade, me deixaram esperando umas 2 horas, e pra gastar esse tempo, fui conhecer alguns sebos menores que eu não conhecia ainda. No meio de um monte de LPs de sertanejo e regional achei esse disco, óbviamente, procurei, procurei mas não achei nada sobre esses dois sanfoneiros, que devem ser irmãos.
O disco foi gravado em Recife – PE e infelizmente foi publicado sem data. O lado A tem músicas cantadas, de autoria do Deca do acordeon e parceiros, e o lado B músicas soladas, todas de autoria do Enok do acordeon. Destaque para a faixa título “A ordem que Adolfo deu” e para “Chorando baixinho”.
Deca e Enok do acordeon – A ordem que Adolfo deu
Polydisc
*01. A mulher do piqui (Deca do acordeon)
*02. Homenagem à caiçarinha (Deca do acordeon – Zezinho L. Som)
*03. Saudade de meu amor (Deca do acordeon)
*04. A ordem que Adolfo deu ( luiz Tenório)
*05. Coroa linda (Fernando Menezes)
*06. Fungado do fole (Enok do acordeon)
*07. Chorando baixinho (Enok do acordeon)
*08. Escorregando na bica (Enok do acordeon)
*09. Arrastapé na palhoça (Enok do acordeon)
*10. Lima som no forró (Enok do acordeon)
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
Esses dois sanfoneiros são da cidade de Paulo Afonso-BA e apenas gravaram o Lp em Recife-PE. Devido a falta de sucesso, eles abandonaram a carreira após este disco. Na época, este disco foi bem tocado nas rádios daqui, através de “presentes” dados aos locutores de forró. Fiquei muito surpreso em ver este LP aqui. Vejo diariamente esse dois senhores aqui em Paulo Afonso-BA. Muito surepreso mesmo. Adorei a postagem. Parabéns!!
Gigantesca surpresa, ver este disco disponivel para download. Completanto a informação do nobre Sr. Rivelino, do ‘post’ anterior, informo que o Sr. Deca ainda toca safona, sempre aos domingos, num programa de rádio, na cidade de Paulo Afonso, interior da Bahia, as margens do rio São Francisco. O nobr ‘Deca’ é o mais famoso ourives da cidade, sua original profissão. Qundo ao Sr. Enok, não tenho muitas informações, mas lembro q ele ainda ‘seguiu carreira’ com sua propria banda, por alguns anos e, ainda hoje se apresenta em pequenos povoados e festas em povoados.
Interessante tbem foi encontrar o sr. Zezinho L. Som, como co-autor da segunda musica. Tal figura foi proprietario de uma loja de discos e instrumentos musicais em Paulo Afonso-BA. ( obs. o adesivo ‘Lima Som’ q esta ‘colado’ na capa da frente do disco, é de sua antiga loja).
Quanto ao sr. Luiz Tenório, autor de ” A ordem que Adolfo deu”, comerciante, grande artista da cidade e notório sanfoneiro.
O sr. Luiz (Lula, pra quem conhece), é pai de ‘Luciano Magno’, um dos maiores guitarristas do Brasil, na atualidade e de Lamartine Costa, contrabaixista (muito requisitado por artistas locais), com experiencia internacional.
P.s: segue o link da radio que transmite aos domingos, ao vivo, o programa apresentado pelo sr. Deca, onde se aprensentam todos os artistas do forró pé de serra da região. http://www.radiobahianordeste.com.br.
Em primeiro lugar quero agradecer ao dono do site pelo magnifico trabalho… E uma surpresa maravilhosa poder fazer o download dessa reliquia que e o LP do cantor Deca do acordeon… Sempre que posso acompanho o progama no qual ele e outros sanfoneiros pe de serra se apresentam, http://www.radiobahianordeste.com.br. Simplismente magnifico poder desfrutar das belas musicas da nossa linda cidade de Paulo Afonso… xx 😉
Tive a imensa honra de conhecer Enok tocando em uma festa particular em Poço Redondo/SE. Sanfoneiro de uma virtuose assombrosa! Parabéns ao site pela postagem e pelo acervo maravilhoso. Um verdadeiro oasis de cultura nordestina!