Grupo de tradições cearenses – 25 anos de tradição
Colaboração do Walmir Frota
“Grupo de Tradições Cearenses, disco de 1991. O grupo apresentou-se por muitos anos aqui em Fortaleza, em outros estados e no exterior.
Traz algumas músicas bem raras do nosso folclore que temo se perderem nessa safra atual de músicas infames (perdoe o desabafo). A contracapa traz longo texto a respeito do Grupo. (Palavras do Walmir Frota)”
Grupo de tradições cearenses – 25 anos de tradição
1991
01 – Cana verde (D.P.)
02 – Xotes camuzé e maresia (D.P.)
03 – Maneiro pau (D.P.)
04 – Desafio (D.P.)
05 – Cocos (D.P.)
06 – Rendeira (D.P.)
07 – Sou do Ceará (Antonio Gondim – Anibal Filho)
08 – Batuque praieiro (Luis Assunção)
09 – Jangadeiro (Antonio Gondim – Walden Filho)
10 – Casa de farinha (João Carlos)
11 – Estiagem (José Matos)
12 – São Francisco (François)
13 – Nossas praias
Praias do Ceará (Diva Câmara)
Iparana (Antonio Gondim – Pierre Luiz)
Jangada de vela (Antonio Gondim – Juvenal Galeno)
Barra do Ceará (Antonio Gondim)
No Ceará é assim (Carlos Barroso)
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
Obrigada ao site por disponibilizar ao Grande público esse marco na preservação da cultura nordestina de um modo geral.Obrigada Professora Elzenir Colares nosa grande mestra da pesquisa em cultura popular do nosso Estado. Bravo!
Prof. Elzenir Colares,(linda e maravilhosa!)
Que saudades!
Gostaria de ver as fotos do lindo vocal (do qual fiz parte com mto orgulho e satisfação)
Anos:1979 e 1980.
Como faço para te reencontrar?
bjs
gente meus parabéens por disponibilizar esse material
cultural tão bom, estou exorbitantemente agradecido *-*
Tive a honra de fazer parte desse grupo, e hoje quando reflito sobre os anos que já passaram na minha vida, os “tempos de grupo” surgem na memória como os de grande felicidade! Obrigado Professora Elzenir Colares, por ter levado esse grupo com muita maestria! Que SAUDADE!
Tive a honra de fazer parte do grande grupo de tradições, comandada pela queridíssima e talentosa Professora Elzenir Colares. Foi um excelente aprendizado de vida (quinze anos) e sobretudo musical, porque tomei parte no instrumental como sanfoneiro. Dessa forma, fico grato.
Partcipei desse maravilhoso grupo o qual não só me ensinou valorizar nossa cultura mais também fez tornar-me preparado para alguns obstaculos da vida. Foi onde tive um dos maiores ensinamentos na vida pessoal, sempre ouvindo e aprendendo com todos qua faziam parte desse grupo, tendo a frente essa maravilhosa educadora Elzenir Colares, agora me resta saudades e lembranças maravilhosas que jamais esquecerei. Parabéns Valmir pela iniciativa sempre te achei inteligente e este site só me fez ter orgulho de ter participado do ciclo de amizade.
gostaria de manter contato com a dançarina do tradições denize Lopes irmã da Sandra maria veloso Lopes sou de Belem do grupo folclórico tamba taja e conheci o tradições em 91 no 25º aniverassario
Professora Elzenir,mãe cultural de muitos jovens dos quais tive a honra de fazer parte. O que dizer dessa mestra,exemplo de saber,simplicidade e generosidade ?!
Professora Elzenir é ,para quem com ela teve o privilégio de partilhar a vida,materialização do que chamamos : verbo intransitivo!
Minha querida mestra : obrigada por ter mudado minha vida,obrigada por existir !
Com a alma genuflexa,todo meu amor filial.
Léa Maria Catunda Cavalcanti
Tiver o privilegio de conviver em três grandes grupos folclóricos brasileiro, de 82 a 90 com o Grupo Folclórico do Pará do querido e inesquecível Professor e Maestro Adelermo Matos, de 90 a 94 Grupo de Expressões Folclóricas do Pará Tamba-Tajá e de 94 a 2010 Grupo de Tradições Cearenses sob a maestria impecável da Professora Elzenir Colores, hoje a minha alma tradicionalmente cearense-paraense agradece por todo o aprendizado sobre o que é ser brasileiro cabano do norte e cabra da peste de formação cultural forte e da mistura de dois povos dignos de ter sangue da cultura tradicional nas veias. Obrigado Maestro Adelermo, obrigado professora Elzenir Colares. Saudades dos amigos dos três grupos, sempre.
Adorei relembrar as músicas de reisado aqui. Onde moro (em Parangaba) , nós tínhamos reisado no passado, mas não sei porque a tradição acabou aqui, Nossa Paróquia é a do Senhor do Bom Jesus, e era perfeito.