Quem somos

Somos uma rede filantrópica colaborativa de colecionadores e músicos.

Uma comunidade que se conheceu e se comunica virtualmente, unidos em torno de uma paixão comum, o forró tradicional.

Quer saber mais da nossa história?
Continue navegando neste portal.

Um grade abraço,
DJ Ivan

Continue Navegando

Facebook

João do Vale – João do Vale

João Batista do Vale nasceu em Pedreiras, no interior do Maranhão em 11 de Outubro de 1934. Aos 13 anos foi para São Luis – MA, onde participou de um grupo de bumba-meu-boi já como compositor de versos. Aos 15 anos foi para o sul do país, parando em diversas cidades e arranjando empregos como garimpeiro, pedreiro, ajudante de caminhão.

Em 1950 chegou ao Rio de Janeiro e empregou-se numa obra de construção civil no bairro de Ipanema. Como já tinha algumas composições, em sua maioria baiões, começou a frequentar as rádios para mostrar seu trabalho.

A partir de então começou a ter suas canções gravadas por grandes ídolos da época, que imortalizaram sua obra, mesmo assim, João do Vale não tinha muito crédito com as gravadoras, tanto que nesse tempo gravou seu primeiro disco, O poeta do povo, em 1965 e só quando Chico Buarque reuniu-se com Fagner e com o produtor Fernando Faro em 1981 para que o compositor gravasse o segundo disco da sua carreira, com o primeiro time da MPB como convidado.

Quem quiser se aprofundar mais em sua vida e sua obra, vale a pena dar uma olhada na biografia de João do Vale: Pisa na Fulô Mas Não Maltrata o Carcará, (Lumiar Editora), escrito pelo jornalista Márcio Paschoal, misturando acontecimentos políticos, econômicos e sociais à fascinante trajetória de vida do artista.

João do Vale, João do Vale
CBS – 1981

01. Na asa do vento (João do Vale – Luiz Vieira)
02. Pé do lageiro (João do Vale – José Cândido)
03. Estrela miúda (Luiz Vieira – João do Vale)
04. Bom vaqueiro (João do Vale – Luiz Guimarães)
05. O canto da ema (João do Vale – Alventino Cavalcante – Ayres Vianna)
06. Carcará (João do Vale – José Candido)
07. Morceguinho (o rei da Natureza) (João do Vale)
08. Morena do grotão (João do Vale – José Cândido)
09. Uricuri (segredo do sertanejo)
10. Fogo no Paraná (João do Vale – Helena Gonzaga)
11. Pipira (João do Vale – José Batista)
12. Pisa na fulô (João do Vale – Ernesto Pires – Silveira Jr.)
13. Minha história (Raimundo Evangelista – João do Vale)

Para fazer o download desse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

2 comments

  • Patricia Freitas

    Boa tarde,
    Sou produtora do programa HERÓIS DE TODO MUNDO, série de cinebiografias de personalidades negras nos campos das artes, ciência, política e educação que integra o projeto A COR DA CULTURA – Parceria TV Globo, Canal Futura e Lapilar Produções artísticas.
    São interprogramas, de 2 minutos cada um, que quer mostrar ao público heróis brasileiros que quebraram barreiras, que venceram apesar dos enormes obstáculos enfrentados, que lutaram por uma vida melhor para todos.
    Gostaria da sua ajuda para e saber quem é o detentor dos direitos de imagem do João do Vale. Se tem algum familiar que possamos contatar, pois sem a autorização de um herdeiro, não poderemos prestar a homenagem a ele no programa.

    Fico a disposição e desde já agradeço.
    Abs, Patricia

  • Bispo Mendes

    Sra. Patrícia:

    Sou maranhense e fã do João do Vale – uma das maiores expressões da música maranhense e brasileira.
    Se até a presente data a senhora não conseguiu a autorização que precisa, gostaria de sugerir que a senhora fizesse contato com a TV Mirante (afiliada da Rede Globo). É certeza que algum jornalista ou produtor da emissora terá todo interesse em ajudá-la.
    Eu o faria com prazer, se pudesse.
    Fraterno abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *