Kojak do Forró – Kojak do Forró
O áudio é uma colaboração do DJ Rick, de São Paulo – SP; as capas são minhas.
“Haroldo Francisco, conhecido artísticamente como Kojak do Forró, iniciou sua carreira artística em 1945 apresentando-se na Rádio Vitória, na capital do Espírito Santo. Em 1951, atuou em Minas Gerais, apresentando-se nas Rádios Guarany e Inconfidência. No ano seguinte, mudou-se para o Rio de Janeiro a fim de tentar a carreira artística.
Em 1953, apresentou-se no programa “Trem da Alegria”, apresentado por Iara Sales e Eber de Boscoli, na Rádio Mayrink Veiga. Passou a fazer apresentações em vários programas de Rádio. Em 1956, passou a fazer parte do elenco da Rádio Nacional apresentado-se nos programas César de Alencar, Paulo Gracindo, Manoel Barcelos e Renato Murce, entre outros.
Em 1958, conheceu o cantor e compositor Jackson do Pandeiro, que o apadrinhou e deu outro rumo a sua carreira artística.
Como compositor teve músicas gravadas, entre outros por Genival Lacerda, Joel Teixeira, Paulo Bob, Novinho da Paraíba e Zé da Onça. Entre seus parceiros está Genival Lacerda com quem compôs ‘Bahia do Catimberê’ e ‘A lenda do Curupira e Caipora’. (Pesquisa retirada do site Dicionário Cravo Albin da música popular brasileira)
O disco de hoje é uma gravação independente de 1985, onde Kojak demonstra divinamente sua capacidade, ao interpretar composições complexas e transformá-las no mais puro forró pé-de-serra.”
Kojak do Forró – Kojak do Forró
Rey – 1985
01. Kojak do Pirulito (H. Francisco)/Aluizio Silva/A. Moura)
02. Forró do Zé Pequeno (Gregório/Kamal/H. Francisco)
03. Forró em Triobobó (Kamal/Paulo Bob/ H. Francisco)
04. Melo da Brilhantona (H. Francisco/Kamal)
05. Elba o Ferreiro e o Forró (Sander Junior/H. Francisco/Aritana)
06. Ela é Linda Lua Cheia (H. Francisco/Rouxinol)
07. Benedita Bole-Bole (H. Francisco/ Jair Maia)
08. Chô Chô Fora Gavião ( Kamal/Horizonte/H. Francisco)
09. Pagando Pato (Kamal/Haroldo Francisco)
10. Leilão de Um Coração Apaixonado (H. Francisco/Jorge Teixeira/Kamal)
11. Timbó no Carimbó (Kamal/Speed Luiz/H. Francisco)
12. A Tremela (Angelo Rozário/H. Francisco/Moacir M.M.)
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
Ótimo site! parabéns por manter a cultura do autentico forró pé-de-serra disponível a todos.
abroço
A alcunha “Kojak” vem do seriado homônimo rodado nos EUA em 1973, estrelado por Telly Savalas, de quem o cantor era muito fã. A primeira faixa é, inclusive, uma sátira em sua homenagem.