Léo Peracchi e orquestra – Exaltação ao Baião
Hoje seria um dia para o Tick postar algum disco, como ele deve estar muito atribulado no trabalho, resolvi postar um disco dele que está aqui em casa. Esse disco tem uma história curiosa, na última vez que fomos ao centro da cidade, encontramos uma pilha de vinis numa famosa loja de CDs de forró aqui de São Paulo, era o final da coleção do dono da loja, que estava se desfazendo de seus preciosos e muito bem conservados vinis.
Esse disco é composto por músicas do Humberto Teixeira, que na época era deputado federal, advogado, jornalista, poeta e compositor, nascido em Iguatú – CE, em 05/01/1915. Ficou conhecido como o “Doutor do baião”. Da parceria com Luiz Gonzaga, em meados de 1945, surgiu o baião, juntos eles substituíram os instrumentos originais, viola, pandeiro, melê e rabeca, por sanfona, triângulo e zabumba.
No trecho abaixo, extraído da contra capa, o autor se refere ao século passado, como o disco é do século XX, reparem que a referência é ao século XIX.
“Baião, corruptela da palavra baiano, designa no nordeste o ritmo da viola sertaneja. Define também um tipo de dança popular que foi muito comum no norte do Brasil até fins do século passado. Depois de 1944, após o sensacional lançamento feito no Rio da estilização criada por Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga em torno desse velho ritmo sertanejo, a palavra baião passou a designar de forma definitiva um novo gênero musical que revolucionou quatro séculos de música popular brasileira e que em pouco tempo haveria de conquistar as simpatias do mundo inteiro. A seleção constante deste LP que a Odeon oferece ao seu público, contou com a colaboração do Maestro Léo Peracchi, que soube imprimir em cada música, a expressão de seu talento de grande orquestrador.”
Léo Peracchi e orquestra – Exaltação ao Baião (Músicas de Humberto Teixeira)
Odeon
01. Baião (Luis Gonzaga / Humberto Teixeira)
02. Benzim (Humberto Teixeira)
03. Rosamélia (Humberto Teixeira)
04. Zezé (Humberto Teixeira / Caribé da Rocha)
05. Ajuda Teu Irmão(Humberto Teixeira)
06. Kalú (Humberto Teixeira)
07. Adeus Maria Fulô (Humberto Teixeira / Sivuca)
08. Carrapicho (Humberto Teixeira)
09. Baião de São Sebastião (Humberto Teixeira)
10. Paraíba (Humberto Teixeira / Luis Gonzaga)
11. Dono dos Teus Olhos (Humberto Teixeira)
12. O Baião Em Paris (Humberto Teixeira)
Para baixar esse disco, clique aqui.
Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.
Ainda mantenho o velho vinil. Considero que seja uma relíquia entre os que aprenderam a apreciar os arranjos de Leo Peracchi. O seu “Kalu”, no disco, é insuperável. Gostaria de encontrar um L.P. de 10″ da Odeon, onde ele toca Valsas de Zéquinha de Abreu. Sua orquestração para “Primavera de beijos” foi a melhor que ouvi. Isso quando tinha doze anos.