Luiz Gonzaga – Xamego

Colaboração do Cacai Nunes, do Blog Acervo Orígens.

“Gravado em 1958, esse disco, de nome ‘Xamego’, tem um conjunto de preciosidades compostas sob a parceria de Miguel Lima e Luiz Gonzaga. Miguel Lima foi o primeiro parceiro de Luiz Gonzaga, antes de Humberto Teixeira, o mais famoso deles. Os parceiros na vida de Luiz Gonzaga foram tão importantes quanto sua sanfona. Luiz, por muito tempo, procurou bons letristas, poetas que pudessem ajudá-lo a compor.

E encontrou. As biografias de Luiz Gonzaga mostram que muitas das músicas foram feitas unicamente por Zé Dantas ou Humberto Teixeira, tendo Gonzaga uma participação reduzida e, às vezes, nenhuma. E ele reconhecia isso. Uma vez, ele disse: Eu nunca fui nem compositor, nem letrista. E sempre fui dependente de um bom poeta. Eu não gosto de fazer uma música do início ao fim, e as poucas que eu fiz não se deram muito bem. Eu faço o monstro e entrego ao poeta. Eu sempre fui um sanfoneiro. Com Zé Dantas, às vezes era parceria mesmo, outras vezes ele fazia letra e música e eu fazia os arranjos. Eu sou mais um ‘sanfonizador’.

Miguel Lima foi um grande parceiro de Luiz Gonzaga. O primeiro sucesso da dupla foi em 1944, quando Carmem Costa gravou Xamego (a primeira faixa do Lado A). No ano de 1945, eles compuseram vários sucessos: a mazurka ‘Dança mariquinha’, os chamegos ‘Penerô Xerém’ e ‘Cortando pano’, a valsa ‘Perpétua’ e o samba ‘Dezessete e Setecentos’, todos eles presentes nesse disco da postagem de hoje. Miguel Lima também assina a autoria, em parceria com Waldir Azevedo, de Pedacinhos do Céu, uma das músicas mais notáveis do gênero Choro. Quando observamos a trajetória musical do velho Mestre Lua, constatamos que tudo o que ele fazia, fazia bem: tocar sanfona, dançar, cantar, compor e escolher parceiros. É inegável o talento de Miguel Lima. Foi, inclusive, no período da parceria de Luiz Gonzaga com ele que a carreira do Rei do Baião decolou. Esse disco de hoje, embora seja de Luiz Gonzaga, tem muito mais do que baião. Tem valsa, mazurka, samba, baião, maxixe. É imprescindível ouvir o disco inteiro.”

Luiz Gonzaga – Xamego
1958 – RCA

01. Chamego (Luiz Gonzaga / Miguel Lima)
02. Dança Mariquinha (Luiz Gonzaga / Miguel Lima)
03. Quer Ir Mais Eu (Luiz Gonzaga / Miguel Lima)
04. Três e Trezentos (Miguel Lima / Gerson Filho)
05. Galo Garnizé (Antônio Almeida / Luiz Gonzaga / Miguel Lima)
06. Dezessete e Setecentos (Luiz Gonzaga / Miguel Lima)
07. Cortando Pano (Luiz Gonzaga / Miguel Lima / J. Portela)
08. O Xamego da Guiomar (Luiz Gonzaga / Miguel Lima)
09. Perpétua (Tradicional / Adpt. Luiz Gonzaga / Adpt. Miguel Lima)
10. Bamboleando (Luiz Gonzaga / Miguel Lima)
11. O Torrado da Lili (Helena Gonzaga / Miguel Lima)
12. Penerô Xerém (Luiz Gonzaga / Miguel Lima)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

3 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *