Noca do Acordeon – Noca do Acordeon

noca-frente

Adauto Pereira Mattos, compositor e acordeonista, conhecido como Noca do acordeon, nasceu em Jequié – BA 18/11/40, foi considerado um gênio do acordeon.

Garimpei na internet e achei uma comunidade no orkut sobre o Noca. Dela extraí o seguinte relato:

‘ …ele disse-me que pelos idos dos anos 70/80, ele viu Noca tocando nos vagões de luxo de trens de passageiro aqui no Ceará. Deve ter sido nesse período que nasceu a composição “De Fortaleza a Sobral”. Tenho 06 (seis) LP’s e dois CD’s do Noca. Considero-o o maior solista de chorinho no acordeón.

noca-verso

Outra coisa… Na biografia de Jackson do pandeiro, consta que Noca começou acompanhando o véio, mas ele, que não era nada bobo, logo percebeu o seu talento extraordinário e o aconselhou: “Um sanfoneiro como você não é para tocar acompanhando ninguém. Você tem que gravar sozinho”. (Arievaldo)

Quanto a esse disco, repleto de choro e baiões, como não consta a data, imagino que seja alguma espécie de coletânea, afinal tem várias músicas repetidas de seus outros LPs. Esse, imagino que deva ser da década de 1970, embora no rótulo esteja impresso a data de 1992.

Zé do fole, frequentador do Blog, escreveu posteriormente: “Olá, amigos, realmente esse LP de Noca é de 1973. As duas últimas músicas do lado B têm a participação cantada de Shirley Torres. Noca não chegou a ser como Dominguinhos, Sivuca, Oswaldinho… …mas tinha originalidade um jeito único de solar as músicas. Ele tocava floreando as teclas. Valeu, DJ.”

Noca do Acordeon – Noca do Acordeon
1992 – Beverly

* 01. Coração de artista (Noca do Acordeon)
* 02. Pertinho do céu (Noca do Acordeon)
* 03. Conde (Evaldo Gouveia – Jair Amorim)
* 04. Sentimental (Noca do Acordeon)
* 05. Dançando com você (Noca do Acordeon)
* 06. Brasileirinho (Waldir Azevedo)
* 07. Recordando o Líbano (Pedro Santos – Airton Amorim)
* 08. De Fortaleza a Sobral (Noca do Acordeon)
* 09. Resta-me a saudade (Noca do Acordeon)
* 10. Baião da saudade (Noca do Acordeon)
* 11. Camadinha (Gordorinha – Shirley)
* 12. Lua branca da saudade (Shirley – A. Negre)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.

55 comments

  • raimundo gomes de lima

    Além de fã desse extraordinário sanfoneiro, sou defensor do seu legado, divulgando e tocando suas músicas no Programa Xote, Choro e Baião, veiculado aos domingos no horário de 8 às 12 horas, na http://www.radiomarazul.com.br de Paracuru. Sejam bem-vindos!

  • José Deuzinho Batista Sales

    Trata-se de um acordeonista diferenciado, na década de 60 o Noca do Acordeon era referencia para a maioria dos acordeonistas, infelizmente Deus o recolheu mais a sua Obra será para eternidade, se alguém souber me dizer a causa da morte do mesmo por gentileza me informe tenho curiosidade !

  • José Ivalto Florêncio.

    sou de Petrolina Pe um fâ incondicional de Noca , não aceito dizerem que ele foi um bom sanfoneiro foi sim o melhor ,mas não teve divulgação merecida , nem biografia , nem partituras isso é um crime ! tenho 2 lps e uns 3 cds dele brincando com os dedos é a coisa mais linda do mundo .

  • manuel b l irmao

    Gosto demais do Noca do Acordeon. A grande diferenca do noca para os sanfoneiros comuns e que Noca, alem de tocar muito, toca musicas bonitas. Moro no Rio de Janeiro e me lembro de muitas vezes quando ainda garoto ouvir no radio o Noca do Acordeon. Recentemente comprei dois CDs dele pelo site Mercado Livre. Um fica em casa e o outro no carro. Gosto de passear e viajar ouvindo o Noca do Acordeon. Um abraco a todos voces apreciadores da boa musica e do grande artista Noca do Acordeon.

  • Expedito Melo Filho

    Sou de Ibiapina Ceará e tenho uma pequena história do músico e acordeonista “Noca do Acordeon”. Na década de 70, no ano de 73 o prefeito eleito de Ibiapina, Coronel Pedro Sabinópolis Gomes, soube que o Noca iria tocar em Sobral-ce. e foi a sua procura para ele tocar em sua posse de prefeito. Ao chegar em Sobral conversou com Noca para ele ir tocar em sua posse, mas Noca pediu um cachê muito alto e o prefeito de Ibiapina achou muito e voltou para Ibiapina contratando uma banda da época; Asas do planalto, que era mais em conta. Porém, o Noca também perdeu o cachê de Sobral e resolveu ir para Ibiapina. Chegando o Noca foi atras do prefeito Coronel Pedro Sabino, que não quis mais seu show, por conta da banda que já havia contratado.
    O Noca ficou pela cidade de Ibiapina onde conheceu alguns caras e vez amizades em balcões de bar. Entre estes conheceu o Sr. José Zeverino e Expedito Melo, que eram frequentadores destes bares… Então Noca não tinha para onde ir e foi convidado por meu saudoso pai Expedito Ximenes de Melo, para ficar em sua casa o tempo que quisesse.
    Então foi uma sema de muitos porres, cantorias e sanfona. Depois Noca partiu rumo a São Benedito-ce. para de lá voltou ao Sul do país e nunca mais deu noticis a cidade de Ibiapina–ce. que lhe muito hospedou bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *